20 DEZ 2022
Secretaria de Educação de Pederneiras encerra o projeto “Vencendo Barreiras 2022”

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PEDERNEIRAS ENCERRA O PROJETO "VENCENDO BARREIRAS 2022"

O Projeto é direcionado a Educação Especial e Inclusiva do município

O projeto “Vencendo Barreiras” da Secretaria Municipal de Educação encerrou na última segunda-feira (12) as atividades do ano de 2022.

Com o objetivo de capacitar os professores e profissionais de apoio das escolas públicas, para atender às necessidades peculiares dos alunos com deficiências, o projeto abrangeu temas essenciais da Educação Especial e inclusiva.

“Foram encontros para proporcionar e trazer discussões e apresentações das barreiras que ainda são existente nas escolas e que dificultam a real inclusão e, nessas discussões, buscamos em conjunto com a supervisão e Secretaria de Educação, soluções cabíveis e adequadas em cada caso” explica a Secretária da Educação prof. Cláudia Melozi Gregolin.

Na ocasião os professores de alunos com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras síndromes foram chamados para palestras e também para receberem orientações específicas de cada deficiência, abrindo sempre uma roda de conversa com discussões de casos.

Durante o ano letivo foram realizados 6 encontros com a supervisão da Educação Especial, a equipe técnica da Secretaria de Educação sendo a psicóloga e a fonoaudióloga, além de equipes externas como a  equipe do CAEE/APAE (Centro de Atendimento Educacional Especializado), convênio da prefeitura com a entidade municipal APAE como também empresas contratadas especializadas no tema de inclusão e atendimento escolar de alunos com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento.

Segue abaixo os temas trabalhados e a equipe que capacitou os professores:

1º Encontro: “Abertura com o tema - O que é deficiência? Definições e apoios pedagógicos”  com a supervisora  da Ed. Especial  Aline  C. Pedrozo Pereira.

2º Encontro: “Estratégias de ensino e trabalho com o comportamento dos   alunos com deficiência, transtorno, entre outras síndromes”  com a psicóloga Aline Del Nero.

3º Encontro: “A surdez: conceitos, classificações, estratégias e tecnologias de acessibilidade” – com a Fonoaudióloga Suzi F. Arantes.

4º Encontro (geral): “Inclusão escolar com foco em TEA: adaptação de  estratégias e recursos” - Palestra na FGP com a empresa Esperançar – Profa Dra Sabrina Alves Dias.

5º Encontro (geral): “Acreditar na educação em tempos de mudança social: quem é você como professor?" (alunos com Deficiência, Transtorno, Dificuldades de Aprendizagem)”  com a Neuropsicóloga Amanda Braggion.

6º Encontro: “Roda de conversa com o tema: reflexões sobre avaliação final dos alunos público alvo da ed. especial “  com a equipe do CAEE/APAE – com as psicólogas Alani  e Janaina Mazzo, Fonoaudiólogos Ana Enilda, Fábio e Maiara.

Outras informações pelo telefone: (14) 3252-3100