09 JUN 2022
Prefeitura de Pederneiras finaliza as atividades de conscientização e ecocidadania na Semana do Meio Ambiente 2022

PREFEITURA DE PEDERNEIRAS FINALIZA AS ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO E ECOCIDADANIA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2022

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou diversas atividades durante a Semana do Meio Ambiente no município.

Devido às chuvas, as atividades começaram na quinta-feira (02), com a soltura de 5 mil alevinos das espécies Tambacú e Piauçu e a apresentação do musical da Escola Municipal Monsenhor Celso, na lagoa do Parque Ecológico “Benedito Carvalho de Oliveira”.

Na sexta-feira (03), foi realizado o plantio de 50 mudas de árvores nas proximidades da lagoa do Parque Ecológico “Vale do Sol” com alunos da Escola Anna Ruiz, além da inauguração oficial do primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária da SABESP), uma parceria entre Prefeitura Municipal e a Sabesp. O espaço, localizado na Rua Benjamin Monteiro, nº 377, é um local apto para o descarte de papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha, onde toda a renda obtida para a reciclagem desses produtos será destinada ao Asilo São Vicente de Paula. Ao todo serão 7 pontos PEV (Ponto de Entrega Voluntária da SABESP), sendo locais de auxílio no descarte correto e gestão de resíduos sólidos dos municípios, contribuindo principalmente com a sustentabilidade municipal e a vida útil de aterros sanitários.

No sábado (04), houve a autorização da Administração Municipal em contratar empresa especializada em capturar e castrar até 100 animais de rua, das espécies caninas e felinas, que estão soltos pela comunidade, potencializando assim as políticas públicas de controle populacional animal, evitando futuros maus tratos e abandono.

No domingo (05), foi exibido um vídeo institucional de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente e as novidades sobre o Parque Ecológico “Vale do Sol”.
Na segunda-feira (06), constituiu-se o início da elaboração da Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – PMGIRSU, em atendimento a Lei Federal 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto nº 10.936, de 12 de janeiro de 2022.

Na terça-feira (07), aconteceu a limpeza da represa (lagoa), do Bairro Recanto dos Paturis, para remoção da vegetação aquática das plantas macrófitas e posteriormente, está programada a soltura de alevinos, para contribuir com o estabelecimento do equilíbrio da fauna aquática existente.

E, para fechar a semana, ontem (08), a Secretaria de Meio Ambiente juntamente com os alunos da escola Centro Educacional SESI 337, realizaram no centro da Cidade a conscientização da população para as queimadas urbanas e terrenos baldios, através da distribuição de panfletos e de sementes de Crotalária, planta que repele o mosquito da dengue.
“Preservar o meio ambiente é dever de todos. É uma forma de cuidar da nossa própria vida e do futuro” apontou a Prefeita Ivana Camarinha Bertolini.
Mais informações pelo telefone (14) 3283-1299.