27 DEZ 2021
Dezembro Laranja: Prefeitura de Pederneiras realiza palestra e reforça os cuidados contra o câncer de pele

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 16, quinta-feira, palestra de conscientização e prevenção do câncer de pele, em alusão ao Dezembro Laranja, mês dedicado ao combate da doença.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), aproximadamente 176 mil casos de câncer de pele surgem todos os anos no Brasil. O objetivo da campanha é conscientizar sobre hábitos preventivos simples, porém, pouco usuais como usar diariamente e corretamente o protetor solar.

A palestra foi realizada no CED - Centro de Especialidades e Diagnósticos “Lara F. A. Beltramini” pela enfermeira estomaterapeuta Maria Lucia Dorini e pelo dermatologista Dr. Igor Araripe de Almeida Vilamiu destacando que, dentro dos tipos de câncer de pele, o Melanoma é um dos mais graves, que as pessoas de pele clara ou com antecedente familiar da doença tendem a mais incidência do câncer de pele e sobre evitar a exposição ao Sol nos horários mais quentes (das 10h às 15h).

Além disso, os enfermeiros das unidades estão orientados a abordar a questão com mais ênfase aos usuários e, se necessário, pré-avaliar pintas suspeitas nos pacientes e até encaminhá-los para exame clínico com o médico.

Como critério, é utilizada a tabela de suspeita de pintas/manchas benigna e maligna A B C D E (Assimetria, Bordas, Cor, Diâmetro e Evolução):

“Se você está com alguma pinta ou mancha na pele, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e converse com um dos profissionais de saúde no local. A campanha tem mais ênfase em dezembro, mas esse trabalho é realizado o ano inteiro. Não deixe para depois, procure agora” orienta a secretária municipal de saúde, Paula Gomes.

Outras informações pelo telefone: (14) 3284-1351.