29 JUN 2021
Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario” de Pederneiras comemora 13 anos

CENTRO CULTURAL “IZAVAM RIBEIRO MACARIO” DE PEDERNEIRAS COMEMORA 13 ANOS

Há 13 anos, a antiga Estação Ferroviária, que estava abandonada, com pichações e depredada, se transformou em um espaço destinado ao desenvolvimento e conservação da cultura, dos valores e da história de Pederneiras. No dia 29 de Junho de 2008, após reformas e adaptações, foi inaugurado pela então Prefeita Ivana Bertolini Camarinha em sua 1ª gestão, o Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”.

Durante esses 13 anos, o Centro Cultural recebeu dezenas de exposições, sobretudo de artistas e histórias locais. O local também abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e conta com uma Galeria de Prefeitos e vários painéis com a história cronológica do município.

Há também salas com exposições de objetos antigos com aproximadamente 300 peças da ferrovia e de outras tantas que guardam recordações históricas de Pederneiras e seu povo. Grande parte do acervo é doação de moradores locais.

Sobre Izavam Ribeiro Macario

O nome de Izavam foi escolhido para homenagear o prédio pois, desde a infância, participava de jograis e peças teatrais da Igreja Presbiteriana, contagiando as demais crianças com seu entusiasmo e com sua criatividade, que aflorava nas produções de textos e cenografias.

Quando adulto, participou do Grupo “Amigos do Teatro”, participando de diversas peças, entre elas, “Irene” de Pedro Bloch. Organizou bailes no Clube Alvorada, inclusive para meninas debutantes, e durante o carnaval organizava os blocos. Além disso, fez parte da comissão de planejamento da participação de Pederneiras no Programa Silvio Santos em 1969.