09 JUN 2021
CUIDADORES INDEPENDENTES DE ANIMAIS SOLICITAM CRIAÇÃO DE LEI PARA A CAUSA ANIMAL

Na manhã desta quarta-feira, dia 09, a protetora e cuidadora voluntária de animais abandonados, Angélica Coelho de Aquino, representando o grupo de cuidadores de animais do município, protocolou junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Abaixo-Assinado que prevê o encaminhamento de Projeto de Lei Municipal, endereçado a Prefeita Ivana M. Bertolini Camarinha, solicitando a criação de normativa para  instituir o Programa de Posse Responsável de Animais na cidade de Pederneiras, bem como a identificação eletrônica com microchip, além de prever penalidades.
Angélica, que reside no bairro Centro desde o ano de 2014, atua como voluntária na proteção e cuidados de animais abandonados, juntamente com outras pessoas que também ajudam no acolhimento e carinho com os animais de rua.
Após o recolhimento das assinaturas de apoio, a Minuta da proposta de lei será protocolada na Prefeitura Municipal, que passará pela análise do setor jurídico e posteriormente pelo Gabinete, para assinatura e encaminhamento necessário.
A Posse Responsável é conceituada como condição na qual o proprietário supre as necessidades ambientais, físicas e psicológicas do animal, bem como, evita que ele provoque acidentes, transmita doenças ou cause quaisquer danos à comunidade ou ao ambiente.
“Nós, cuidadores e Protetores de animais abandonados na cidade de Pederneiras, acreditamos que com a criação de uma Lei da Posse Responsável de Animais, irá disciplinar a propriedade, criação, guarda, e transporte dos animais e, por fim, punir quem não age de acordo. Responsabilidade e carinho são os principais cuidados para diminuição de animais abandonados” disse Angélica.
A Prefeitura de Pederneiras, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente parabeniza todos os Protetores e Cuidadores de Animais abandonados no município pela iniciativa e mobilização.