18 JUN 2019
“Projeto muito além de um Parque”: Prefeitura leva alunos da rede municipal ao Parque Ecológico de Pederneiras

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras está desenvolvendo o Projeto “Muito além de um Parque” com o objetivo de mostrar aos alunos da Rede Municipal de Educação uma visão diferenciada do nosso Parque Ecológico Vale do Sol, aplicando a educação ambiental de forma intensa e consciente, focando as belezas naturais presentes no local e instigando a pesquisa e a curiosidade dos alunos. Participaram do projeto, nesta primeira incursão, as escolas Emei Santa Rita e Casa da Criança.

“A ideia é apresentar novas propostas de relação com o meio ambiente, além de trazer um novo olhar para que as pessoas se aproximem do lugar e percebam que há infinitas outras formas de construir, de se relacionar, de cultivar e apreciar o Parque Ecológico. O enriquecimento de conteúdos e a visão sensível e coerente do Meio Ambiente fará com que muito mais pessoas se envolvam com a preservação e com as causas ecológicas”, destaca a bióloga e secretária municipal de Meio Ambiente, Paula China.

Ainda segundo a secretária, a intenção é mudar os hábitos das pessoas em relação a como percebem o meio ambiente em que vivem. “Andar de bike, correr e fazer piquenique são as práticas mais desenvolvidas pelos frequentadores do Parque Ecológico. No entanto, estamos incentivando as pessoas a olharem além disso, pois é através da Educação Ambiental que o sujeito constrói seus valores sociais, seus conhecimentos e suas habilidades”.

Durante a visita, os alunos percorreram o Parque Ecológico enquanto recebiam ensinamentos e informações sobre as plantas, os animais, o ecossistema e a importância ambiental do local para o município.

18/06/2019
Projeto Muito Além do Parque Ecológico - jun 2019