23 MAI 2019
Vacinação contra gripe influenza entra na reta final em Pederneiras

Quem ainda não tomou tem até o dia 31 de maio para procurar os postos de saúde

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza segue até o 31 de maio em todas as unidades de saúde do município. A vacina é importante para prevenção contra a gripe, principalmente com a chegada do inverno. Quem toma a vacina contribuiu para interromper o ciclo de propagação do vírus.

Estão sendo priorizadas a vacinação em crianças com idade entre 1 e 5 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade destes grupos prioritários.

Prevenção

Além da vacina, para prevenir a gripe é recomendável algumas medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

Serviços

Todas os postos de saúde de Pederneiras, incluindo os postos de saúde dos Distritos, estão oferecendo a vacina contra a gripe até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A vacina é gratuita e exclusiva para quem pertence aos grupos prioritários.