08 MAI 2019
Sorteio das 102 casas populares da CDHU em Pederneiras será amanhã

Sorteio acontecerá a partir das 11h no Recinto da Feira das Nações, com presença de autoridades estaduais e prefeitos da região que assinarão o programa Cidade Legal

O sorteio que definirá os novos proprietários das 102 casas da CDHU que estão sendo construídas em Pederneiras será nesta quinta-feira, 9, a partir das 11h, no Recinto de Exposições "José Augusto de Carvalho Neto" (Feira das Nações). As moradias populares estão em fase final de construção no Conjunto Habitacional Pederneiras J, ao lado do bairro Cidade Nova, através de uma parceria entre CDHU, Prefeitura Municipal e Governo Federal (Minha Casa Minha Vida). Durante o evento, nove cidades da região, incluindo Pederneiras, também assinarão a ordem de serviço para o Programa Cidade Legal.

Ao todo, 1925 pessoas que fizeram a inscrição devem participar do sorteio. Vale destacar que aqueles que fizeram a inscrição devem chegar antes ao local do sorteio para ter tempo hábil de depositar o cupom de inscrição na urna do sorteio sem correria. Os portões serão abertos às 09h para que os cupons dos inscritos possam começar a ser depositados.

Além do prefeito Vicente Minguili, o sorteio será acompanhado de perto pelo Secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, que estará presente no evento, e também pelo sub-secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

“Amanhã será um dia de muita alegria para a população de Pederneiras. Fico feliz porque no mês de aniversário de Pederneiras, nós poderemos dar um grande presente para a população, para a cidade, que são essas moradias, algo tão importante para o município e ao nosso povo”, destaca o prefeito Vicente Minguili.

De acordo com a CDHU, o sorteio começa às 11h e deve se estender por toda a tarde, de forma transparente. Inclusive a entrada no Recinto será aberta para toda a população. No entanto, vale ressaltar que, apenas as pessoas que realizaram a inscrição e que depositarem no dia o cupom na urna, poderão participar do sorteio e concorrer a uma das 102 casas populares.

As 102 casas populares é uma obra avaliada em R$ 10,2 milhões, uma parceria entre a CDHU, o Governo Federal, através do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, e a Prefeitura de Pederneiras, que doou um terreno de 47,3 metros quadrados. A expectativa é de que o novo conjunto habitacional seja entregue já no próximo semestre de 2019.

CIDADE LEGAL

Além do sorteio das, casas, nove cidades da região, incluindo Pederneiras, assinarão a ordem de serviço para o programa “Cidade Legal”, um programa da Secretaria Estadual de Habitação, de regularização fundiária que possibilitará que as famílias consigam a escritura de suas moradias. Por isso, os prefeitos das seguintes cidades também foram convidados a participar do evento: Bauru, Cafelândia, Guaiçara, Itapuí, Jaú, Lins, Macatuba e Promissão.

“Sem escritura, essas famílias não podem passar a casa para o nome dos filhos ou vender, mas o Cidade Legal permite superar todas essas etapas burocráticas. Assim, os moradores se tornam de fato os donos de suas casas”, afirmou o prefeito Vicente.

A regularização fundiária garante acesso ao mercado formal de crédito, podendo até comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros, entre outros benefícios. O Cidade Legal atua na regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana, sem custo para os moradores.