04/02/2019 às 14:24:00
Apesar do temporal que assolou a cidade, obra no monjolo cumpre seu papel e córrego não transborda

Na primeira grande chuva após as obras de alargamento do Córrego realizadas pela Prefeitura Municipal, os moradores das proximidades puderam dormir sossegados

Na noite de ontem, domingo, 03, uma grande chuva pegou Pederneiras de surpresa. Segundo a Defesa Civil Municipal, choveu aproximadamente 34 mm de água, um grande volume para poucas horas de chuva.

Em todos os cantos da cidade, o temporal deixou pequenas marcas. Na rua Riachuelo, por exemplo, uma árvore caiu, prejudicando o trânsito. No bairro Cidade Nova, um poste de madeira, antigo, também caiu com a força do vento, deixando o bairro sem energia durante algumas horas. Na estrada que liga Pederneiras a Vanglória, PDN-030, uma moita de bambu tombou e colocou em perigo o trânsito na estrada, na altura da Fazenda Brasil. A Defesa Civil foi acionada e resolveu a situação. Não houve maiores prejuízos materiais e nem vítimas.

A boa notícia veio de onde, muitas vezes durante as chuvas, não se esperava uma boa notícia. O Córrego Monjolo, conhecido há anos pelos constantes transbordamentos que prejudicavam e davam prejuízos enormes aos moradores ribeiros, dessa vez não transbordou. As obras recém-concluídas de alargamento e aprofundamento do leito deram resultado positivo.

“Foi o teste que precisávamos e o Monjolo se saiu bem. Não transbordou. Creio que conseguimos amenizar o grande problema que o Córrego Monjolo tinha sempre que havia uma chuva mais forte”, ressalta o prefeito Vicente Minguili.

Obras

No ano passado, a Prefeitura de Pederneiras contratou uma empresa que realizou o alargamento das laterais do Córrego Monjolo em aproximadamente 170 metros entre as ruas Belmiro Pereira e 9 de Julho, tornou o leito do rio mais fundo e inseriu sistemas de contenção para dar maior vazão de água para o Monjolo, para evitar enchentes. Além do alargamento, foi realizado o revestimento do leito em pedra argamassada de 267 metros entre as ruas Eliazar Braga e 9 de Julho.

A obra teve um custo total de R$ 600 mil, sendo um repasse do Governo Federal de R$ 460 mil, liberado com a ajuda do deputado Baleia Rossi, e o restante, R$ 140 mil, foi a contrapartida financeira da Prefeitura de Pederneiras. Além da contrapartida, a Prefeitura investiu mais R$ 58 mil refazendo a drenagem superficial das ruas adjacentes ao córrego, guias, calçada ecológica, pilaretes de concreto para receber grade em tela artística e, para finalizar os trabalhos, a contratação de uma serralheria para fazer a construção do guarda-corpo, também conhecido como parapeito, que garantirá a segurança dos pedestres no local.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.