04/12/2018 às 16:40:00
Defesa Civil realiza inspeção de represas localizadas a montante do município de Pederneiras

No total, 28 represas foram inspecionadas. Objetivo é identificar as condições de cada represa e evitar riscos de desastres com a chegada das chuvas

A Defesa Civil do Município de Pederneiras realizou neste final de semana um trabalho de inspeção de 28 represas que fazem parte da bacia do Ribeirão Pederneiras e que estão situadas a montante, ou seja, acima do município. O objetivo da Defesa Civil foi identificar a situação das represas e, com isso, evitar possíveis desastres provocados neste período de aumento das chuvas.

Foram vistoriadas as condições do aterro, os vertedouros e o mapeamento das represas. Todas as informações coletadas serão utilizadas para elaborar um laudo de vistoria que será encaminhado para o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE, responsável por fiscalizar os cursos d'água do Estado.

“É uma das etapas de um trabalho que estamos fazendo para a mitigação de desastres em Pederneiras. São várias frentes de trabalho e as vistorias das represas são muito importantes, pois elas são afluentes do Ribeirão Pederneiras, que corta a cidade. Ou seja, as represas precisam estar em boas condições para que não rompam e causem problemas para o nosso município em dias de chuva forte”, explica o coordenador da Defesa Civil de Pederneiras, Sílvio Aparecido Bueno.

Além desse trabalho de inspeção das represas situadas acima do município, outras medidas emergenciais estão sendo tomadas a partir de hoje, segunda-feira, dia 03. Entre elas, limpezas das bocas de lobo do município, começando pelo bairro Cidade Nova; recuperação das ruas do condomínio Recreio dos Paturis; a roçagem da vegetação lateral das partes mais críticas do Ribeirão Pederneiras e a limpeza da vegetação do Córrego Monjolo que, inclusive continua em obras. Iniciada nos primeiros meses deste ano, as obras são de alargamento do Monjolo, reparando o revestimento do leito e o sistema de contenção das laterais, dando maior vazão para o córrego. O investimento, de R$ 600 mil, já está em seu estágio final e o local não foi afetado pelas últimas chuvas.

A força-tarefa programada pela Prefeitura também inclui a recuperação do acesso Pedro Lopes Torres (via de acesso a Itatingui / Pedreira Fortaleza), que ficará interditado por 15 dias para substituição dos antigos tubos da ponte por aduelas, para aumentar sua vazão.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.