07/08/2018 às 16:53:00
Secretaria da Saúde faz trabalho motivacional com grupo de pacientes que aguardam cirurgia bariátrica

Enquanto aguardam pela cirurgia bariátrica, pacientes de Pederneiras participam de grupo e compartilham experiências e motivação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de seis encontros com um grupo de pacientes que aguardam para serem chamados para a cirurgia bariátrica, uma prática cirúrgica realizada visando a redução de peso em casos em que a obesidade afeta a qualidade de vida e a saúde do paciente.

Os encontros têm como principal objetivo confortar os pacientes diante da ansiedade pela espera e fazer avaliações de cada um. O grupo de pacientes é acompanhado por médico cardiologista, psicólogo, entre outros profissionais. Todo o suporte e avaliação pré-cirúrgico é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Pederneiras.

“Esse momento que antecede a cirurgia é muito difícil para o paciente bariátrico, há muita ansiedade, medo, dúvida, tem toda a mudança no corpo e as avaliações que a cirurgia necessita. Enfim, é um momento difícil para cada paciente. Por isso, esse grupo é importante para trabalhar esse momento ao lado do paciente que aguarda a cirurgia, um paciente apoiando e dividindo suas experiências com o outro”, explica a enfermeira e uma das responsáveis pelo projeto, Graziela Gaziro.

Durante os encontros foram trabalhados os temas “conhecendo as crenças limitantes”, “autoconhecimento através de vivências”, “depoimentos de pacientes e dúvidas sobre a bariátrica”, “ansiedade e escala das emoções”, “aprendendo a ler rótulos e fazer as compras e alimentos que ajudam a ter bem-estar” e “abertura para o novo”.

Para a psicóloga que organizou e acompanhou o grupo, Mayara Garcia, os encontros surtiram um efeito positivo nos pacientes. “No último encontro, nós finalizamos o trabalho em grupo com uma vivência às cegas, onde levamos os pacientes para o Parque Ecológico e eles puderam experimentar os alimentos sem saber quais eram. Fizemos um pique nique às cegas. Foi uma experiência muito divertida para eles e um momento de apreciar e dar valor a alimentos que antes não faziam parte da rotina desses pacientes”, explica Mayara.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.