10/07/2018 às 14:33:00
Escola Municipal promove palestra “Pipa com cerol não é brincadeira” com apoio da Polícia Militar

Alunos do 5º ano da EMEF Anna Ruiz Fernandes Furlani, no bairro Leonor Mendes de Barros em Pederneiras, foram orientados quanto ao perigo de utilizar cerol na pipa

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Anna Ruiz Fernandes Furlani”, do bairro Leonor Mendes de Barros, realizou a palestra “Pipa com cerol não é brincadeira” para todos os alunos do 5º ano. A atividade teve participação da Polícia Militar local e surgiu como conteúdo extracurricular da disciplina “práticas socioambientais” ministrada pelo professor Victor Augusto Teixeira.

O principal objetivo foi conscientizar os alunos para evitar o uso de linhas com cortantes como o cerol e a linha chilena durante a brincadeira de soltar pipa. O momento escolhido para a palestra foi oportuno, porque antecede as férias de julho, período marcado pela prática de soltar pipa.

A palestra teve início com a apresentação da história da pipa e algumas medidas para brincar de soltar pipa de maneira segura. A PM também apresentou a legislação Federal e Estadual referente à produção/uso de cerol e linha chilena. No estado de São Paulo é proibido por lei a produção, comercialização e utilização de qualquer tipo de cerol.

Também foram demonstradas as consequências do uso de tais cortantes através de imagens, notícias e uma simulação de um acidente. Os recursos visuais focaram em demonstrar os prejuízos causados a quem utiliza, aos terceiros e também aos animais, como aves, vítimas de tais linhas. Já a simulação contou com a utilização de gelatina balística, que é utilizada por peritos criminais e testes com armas de fogo, pois se assemelha à densidade da carne humana. Ela foi moldada para simular um pescoço e com o uso de uma linha de cerol, as crianças puderam presenciar o poder destrutivo e trágico do cerol em acidentes envolvendo motociclistas, sem serem expostas às imagens violentas.

Ao final da palestra, os alunos puderam tirar dúvidas com os policiais militares sobre as medidas de segurança e os perigos do cerol.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.