12 JUN 2018
Médicos são treinados para implantação do prontuário eletrônico na rede municipal de saúde em Pederneiras

Durante todo o mês de maio, 81 profissionais entre médicos, dentistas e auxiliares de dentistas da Rede Municipal de Saúde de Pederneiras passaram por treinamento para implantação do prontuário eletrônico nas 16 unidades de saúde do município, o que deve ocorrer entre julho e agosto deste ano.

O objetivo é oferecer um melhor atendimento aos pacientes e atender uma normativa do Ministério da Saúde que pretende integrar, através da informatização, as unidades de saúde dos municípios brasileiros e, com isso, dar mais celeridade ao atendimento e resolutividades nos diagnósticos.

“Estamos seguindo um padrão nacional importante para agilizar a questão do atendimento, acelerar e reorganizar agendamentos e reagendamentos de consultas, exames e outros procedimentos médicos. Tudo isso, quando implantado em definitivo, trará agilidade no atendimento ao paciente, mais rapidez para inciar e concluir tratamentos e teremos também economia sistêmica de recursos materiais e financeiros”, justifica o secretário municipal de Saúde, Pedro Luiz Pereira.

A implantação do sistema informatizado, que vai permitir que os médicos utilizem o prontuário eletrônico de maneira integrada entre as unidades de saúde de Pederneiras, está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com a empresa RKM Sistemas e com cordialidade da Faculdade G&P, que está liberando acesso aos laboratórios de informática da faculdade.

“Nosso objetivo é melhorar nossa rede pública de saúde com o médico mais presente e também informatizar a saúde, interligar as unidades através de um sistema único para dinamizar e tornar eficiente a marcação de consultas, prescrição de medicamentos e receituário, análise de exames e outras situações”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.

Facilidades do Prontuário Eletrônico

Com o prontuário eletrônico um médico de uma unidade de saúde, por exemplo, poderá acessar o prontuário e receita de um paciente atendido em outra unidade de saúde e, a partir daí, agilizar prognósticos e tratamentos. Além disso, o prontuário eletrônico permitirá realizar um cadastro do cidadão, que poderá ser acessado em qualquer unidade de saúde e, a partir daí, orientar médicos e dentistas quanto ao histórico de saúde e atendimento do paciente. Os médicos e dentistas também terão sua agenda de atendimentos organizadas pelo prontuário eletrônico, isso vai organizar o fluxo de atendimento entre as unidades.

Outra funcionalidade em destaque do prontuário eletrônico são o odontograma digital integrado ao registro de atendimento, que permitirá fazer o acompanhamento da saúde bucal dos cidadãos, as fichas para acompanhamento de gestantes e crianças até 5 anos, além de integração com a plataforma para consulta da disponibilidade de medicamentos durante a prescrição.

“Veja como é importante esse sistema. O médico, entre outras coisas, saberá na hora de fazer a prescrição se o medicamente está ou não disponível naquele momento, facilitando a vida do cidadão e a prescrição do receituário. Ou seja, a implantação desse sistema traz celeridade no atendimento ao paciente, além organizar as demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde”, finaliza Pedro Luiz.