21 MAR 2018
Revisão do Plano Diretor prevê criação de Centros de Mobilidade Urbana nos bairros em Pederneiras

Equipe da Unesp visitou diversas áreas em Pederneiras consideradas essenciais para a criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Prefeito, vice-prefeito e secretários acompanharam a visita

Na tarde de ontem uma equipe de profissionais da UNESP de Bauru, liderada pelo professor doutor em Arquitetura e Urbanismo, Adalberto da Silva Retto Jr., esteve em Pederneiras visitando diversas regiões da cidade onde, potencialmente, podem ser criados centros articulados de mobilidade urbana. O prefeito Vicente Minguili, o vice-prefeito Marcio Urrea e secretários municipais acompanharam a equipe pela cidade para facilitar a interlocução entre as demandas de mobilidade urbana e as possibilidades estruturais e projetos futuros de cada área da administração pública municipal.

“Essa ação de visitar os bairros e as estruturas de serviços públicos já instaladas nós chamamos de Urbanismo de Canteiro. Nossa intenção em ter essa experiência e levar membros da administração pública aos locais com potenciais de mobilidade é, justamente, para que cada um assimile as demandas locais e integre isso com os projetos de suas respectivas secretarias para que tudo funcione articulado no sentido da mobilidade urbana, que é a nossa principal meta”, explica o professor.

O plano diretor de Mobilidade Urbana faz parte integrante da revisão do Plano Diretor Municipal de Pederneiras. Nele, está previsto deixar a cidade integrada e articulada no sentido de facilitar o acesso e a mobilidade dos cidadãos para os serviços públicos disponíveis.

Para tanto, foram realizadas reuniões de bairros no último trimestre de 2017 para levantar junto à população as principais demandas de cada região da cidade quanto à mobilidade e acesso aos serviços públicos.

“Com essas demandas em mãos, nós dividimos as cidades em quatro grandes setores e 11 estruturas urbanísticas mínimas. Cada estrutura tem em comum a oferta de serviços públicos. Nossa intenção é criar, dentro do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, ferramentas para articular os serviços que já existem e facilitar a integração entre eles e, desta forma, criar centros integrados de serviços nos bairros com grande mobilidade urbana”, explica Adalberto.

Esses centros, segundo o professor, já existem nos bairros. São áreas próximas onde há escolas, postos de saúde, centros comunitários, creches, centros de inclusão digital etc. A intenção é integrar essas áreas articulando o que já existe no local. “A ideia de mobilidade urbana é facilitar o deslocamento, a mobilidade e o acesso a estes serviços já existentes, enraizando e ampliando no futuro”, completa.

Essa integração tem que ser feita através da instalação de calçadas adaptadas e acessíveis a todos, pontos de ônibus diferenciados que sirvam como ponto de referência para a população, ciclovias para facilitar o deslocamento entre pontos com segurança e, claro, um trabalho amplo de arborização urbana para dar a cobertura paisagística e de sombra necessária para o completo traço de urbanismo no bairro.

Para o prefeito de Pederneiras Vicente Minguili, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana é importante para o desenvolvimento urbano e sustentável da cidade. Ele acredita que Pederneiras está no caminho certo. “É claro que muito do que precisamos para criar esses centros de mobilidade urbana nos bairros já existe, já está lá. Precisamos integrar isso. Fazer adaptações e articulações. Onde não há calçadas adaptadas, por exemplo, é necessário fazer. Onde não há ciclovia, também é necessário. Claro que, tudo de acordo com as condições financeiras do município. Essa é uma meta para dar aos bairros a capacidade de mobilidade urbana”.