12/01/2018 às 15:36:00
Defesa Civil realiza Exercício Simulado no Ribeirão Pederneiras amanhã

Hoje faz dois anos que o município sofreu uma grande enchente que destruiu vários locais e deixou muitos desabrigados. O objetivo da ação de amanhã é prevenir e estar preparado para situações de emergência

A Defesa Civil de Pederneiras, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o SAMU, realiza amanhã, 13, a partir das 9h, um exercício simulado no Ribeirão Pederneiras. O exercício tem início na ponte em frente à Emei Profª “Maria Ângela Pisani Megna” e segue até o final da extensão do Ribeirão Pederneiras. Serão cerca de 1500 metros a serem analisados pelos mais de 40 profissionais que trabalharão no local.

O Exercício Simulado consiste no reconhecimento de área com o adentramento do ribeirão com uma embarcação do Corpo de Bombeiros e o apoio da Defesa Civil nas margens do rio para avaliar e conhecer todas as áreas de risco, de forma a se planejar e antever caso aconteça outra situação de alagamento. Além das águas, a Defesa Civil analisará as pontes, muros de contenção e a existência de objetos que podem prejudicar a passagem das águas.

Sendo assim, o objetivo principal da operação é minimizar as chances de uma nova tragédia, através da inspeção e reconhecimento de áreas inundáveis no Ribeirão Pederneiras e de manter todas as frentes de trabalho preparadas, caso seja necessário agir em uma emergência.

“Com a reunião com todos os secretários e a participação deles e de todos os órgãos de segurança no Exercício Simulado, estamos preparando todos os responsáveis para agir corretamente e conjuntamente no caso de uma nova inundação no município, trazendo assim maior segurança para a população pederneirense”, disse o coordenador da Defesa Civil de Pederneiras, Sílvio Bueno.

O exercício está previsto na lei 12608, Art. 8 e segue a recomendação do prefeito que visa manter sua equipe de urgência emergência sempre preparada para que, se algo acontecer, seja possível levar mais segurança para a comunidade que está inserida na área de risco.

Serviço

O Exercício Simulado acontece neste sábado, 13, a partir das 9h, na ponte em frente à Emei Profª “Maria Ângela Pisani Megna”, localizada na Rua Santos Dummont, S-262, Centro. A população pode acompanhar toda a operação.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.