12/01/2018 às 09:45:00
Prefeitura de Pederneiras realiza mutirão para intensificar vacinação da Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde programou para este mês de janeiro um mutirão para intensificar a vacinação da Febre Amarela. Neste sábado, dia 13, a vacinação ocorre nos distritos de Santelmo, Guaianás e Vanglória, das 8h às 12h, nos postos de saúde. Dia 27, último sábado do mês, a vacinação ocorrerá nos postos de saúde de toda a cidade.
Além dos dias programados para o mutirão de intensificação, os postos de saúde vão continuar aplicando a vacina normalmente durante a semana. Veja abaixo o cronograma de vacinação em cada unidade de saúde. Qualquer pessoa com idade entre 9 meses e 59 anos pode ser vacinada. É só procurar o posto de saúde mais próximo e levar a carteirinha de vacinação.

Febre Amarela
A febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus em áreas silvestres e pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue) em áreas urbanas. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode ocorrer em animais, como os macacos. Tanto o macaco, quanto o ser humano não transmitem a doença diretamente para o outro.

Prevenção

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Como os mosquitos criam-se na água, qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.