18 DEZ 2017
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social faz um balanço das oficinas e cursos de 2017
O ano foi bastante produtivo para a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Pederneiras, principalmente na parte de realização de cursos de capacitação e consequente geração de renda para a população, além dos atendimentos do CRAS e do CREAS. Acompanhe nesta matéria um balanço do que foi realizado.

CRAS - Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios que abrangem, por meio de desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Neste ano desenvolveu sete oficinas: Chocolateria, Panificação, Manicure, Chapeiro, Técnico em Mecânica de Motos, Design de sobrancelhas e Pizzaiolo, somando em média 18 famílias atendidas pelo setor e beneficiários do Programa Bolsa Família.

CREAS – Tem como principal objetivo a mudança da realidade para não mais haver violação de direitos através do fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. As oficinas realizadas por este setor se destinam apenas aos usuários acompanhados por seus serviços. Foram 10 oficinas para o grupo em Liberdade Assistida – LA: Customização de camisetas, Pintura em tela, Chocolateria, Pizzaiolo, Mecânica de motos, Chapeiro, Pequenos reparos residenciais, Panificação, Corte de cabelo artístico masculino e Pintura em madeira, somando 11 famílias. E mais 6 oficinas para as pessoas que possuem familiares institucionalizados (crianças abrigadas, jovens na Fundação Casa, adultos em reclusão prisional): Chocolateria, Confecção de sabonete líquido, Confecção de detergente líquido, Customização de camisetas, Manicure e pedicure, Confecção de sabonete em barra somando mais 14 famílias.

Centro de Inclusão Social - Além das oficinas direcionadas aos públicos dos serviços de cada setor, a Secretaria também disponibiliza cursos de pintura em tecido, corte e costura, tricô e crochê, crochê e barbante, corte de cabelo feminino, corte de cabelo masculino e barbeiro, macramê, boneca de pano, patch aplique, feltro, depilação, maquiagem e design de sobrancelha no Centro de Inclusão Social para toda a população. Somente este ano, cerca de 500 pessoas frequentaram os cursos.

Inscrições - Novas inscrições para os cursos do Centro de Inclusão Social e da Padaria Artesanal estarão abertas no final de fevereiro de 2018.

Todos os cursos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, tanto do CRAS, CREAS ou Centro de Inclusão Social e Polo Regional da Padaria Artesanal tornam os participantes aptos a trabalharem com o que aprenderam, abrirem o próprio negócio ou simplesmente usarem o conhecimento para sua própria residência, com familiares, vizinhos ou com a comunidade. Para 2018, o objetivo é continuar com as oficinas e cursos, impactando ainda mais pessoas e suas famílias.

Veja as fotos clicando AQUI