06/12/2017 às 11:15:00
› Sinal de TV analógico será desligado em Pederneiras apenas no final de 2018

Mas beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família já podem solicitar o conversor digital gratuitamente pelo número 147

Em Pederneiras, o sinal de TV analógico, o mais comum, será desligado daqui a cerca de um ano, em 28 de novembro de 2018, permanecendo apenas o sinal de TV digital. Para essa adaptação, é necessária a instalação de um conversor no aparelho de televisão que ainda não o possuir. Os televisores fabricados a partir de 2010 já contam com esta tecnologia.

Os beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não possuem televisores com conversor digital, podem solicitar o aparelho gratuitamente. Porém, não adianta procurar a secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Todo o trâmite está sendo feito pelo governo federal e deve ser solicitado pelo site http://vocenatvdigital.com.br/ ou pelo número 147. No site, o cadastro poderá ser localizado através do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS) do solicitante, que deve ser o titular do benefício.

Sinal digital

Entre 2016 e 2023 todo o Brasil precisará se adaptar para a TV Digital. O sinal digital é gratuito e superior ao da TV analógica, com imagem e som de altíssima qualidade.

O novo sinal é um grande avanço para a modernização das telecomunicações no Brasil, pois a migração para TV digital liberará uma faixa de radiofrequência que está ocupada pelo sinal analógico, permitindo que as operadoras de celular no Brasil possam ativar a tecnologia 4G com melhor qualidade e maior cobertura em todo o país, inclusive em ambientes fechados, diferentemente do que é disponibilizado atualmente.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações.

Através do site Seja Digital (clique AQUI para acessar) você pode conferir mais informações sobre o sinal digital, antenas, conversores, como sintonizar nos canais digitais, entre outras questões.

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.