23 NOV 2017
Articulação do prefeito Vicente Minguili evita paralisação da hidrovia neste ano

A conquista ocorreu após quatro reuniões realizadas em Brasília com representantes dos setores energético, hidroviário e da Presidência da República

Foram necessários quatro encontros na ANA - Agência Nacional de Águas, em Brasília, para resolver um problema que afetaria não somente o setor econômico de Pederneiras e região, mas também a credibilidade do transporte hidroviário no país: uma proposta do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico previa o rebaixamento do nível do lago da UHE de Ilha Solteira de 325,40 metros para 324,80 m, impossibilitando a navegação na hidrovia a partir de outubro deste ano. Diante do fato, o prefeito Vicente Minguili articulou junto à Presidência da República para que todos os setores envolvidos fossem convocados e revissem a questão. A estratégia deu certo.

“A flexibilização proposta pelo ONS impediria as atividades da nossa hidrovia porque o que chamamos de ‘redução de calado’ inviabiliza as empresas de navegar e isso ocorreria a partir de outubro deste ano”, explicou o prefeito Vicente Minguili. E completou: “desde então iniciamos as negociações e conseguimos postergar este prazo para o final deste ano”.

Decisão - A última reunião realizada ocorreu ontem, dia 22, e definiu-se que o nível do lago não será alterado até o dia 15 de dezembro, data em que se encerra a safra e se inicia um período de paralisação natural da hidrovia que prossegue durante o mês de janeiro para que as embarcações passem por manutenção. Com isso, a atividade econômica da hidrovia não será prejudicada.

Segundo explicou o chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Du Altimari, em 23 de janeiro “uma nova reunião discutirá a volta da hidrovia no mês de fevereiro, analisando a quantidade de chuvas e a normalidade dos níveis do lago, além de alternativas para que o setor não sofra com esses impasses novamente”. Para ele, a iniciativa do prefeito de tomar a frente das negociações e envolver todos os setores foi de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos na hidrovia.

“Nossa intenção foi reunir todos os segmentos para procurar outras alternativas para não rebaixar o lago, que é muito importante para a hidrovia Tietê-Paraná”, explicou o prefeito Vicente. E completou: “não podemos permitir que a credibilidade no modal seja prejudicada. O porto intermodal de Pederneiras é de extrema importância para a nossa cidade e para todo o estado de São Paulo”.