01 NOV 2017
Pederneiras cumpre metas do Ministério da Saúde e completa 10 meses da atual administração sem casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pederneiras cumpriu uma meta importante do Ministério da Saúde no combate e controle do Aedes Aegypti no município, conseguindo zerar os casos de dengue na cidade neste ano, fato inédito.

Pela primeira vez desde 2012, o município conseguiu concluir todos os quatro ciclos de visitas domiciliares preconizadas pelo governo federal como fundamentais para o controle da infestação de larvas do mosquito da dengue. Ao todo, foram mais de 20 mil domicílios visitados desde o início do ano em Pederneiras.

As visitações foram encerradas no início de outubro e os dados com as estimativas dos níveis de infestação por área determinada foram enviadas para o Ministério da Saúde que, a partir dessas informações, vai traçar metas e plano de orientação de combate à doença.

“Essa conquista é muito importante, mostra que a nossa equipe de Vigilância Epidemiológica está atuando de forma consistente nas visitas, cobrindo todo o município e diminuindo consideravelmente a capacidade de proliferação do mosquito da dengue”, explica a secretária municipal de saúde, Adriana Campos Meiado.

Todo esse trabalho de campo reduziu para zero o número de casos de dengue de janeiro a outubro deste ano. Foram 44 notificações, todas negativas para dengue. “O grande mérito desses resultados é da equipe de Vigilância Epidemiológica. Eles estão nas ruas, visitando as residências, orientando a população, fazendo um trabalho de formiguinha que está dando um resultado maravilhoso”, explicou a secretária Adriana. E o prefeito Vicente Minguili completou: “quero agradecer todos da secretaria que estão envolvidos neste trabalho e dizer que a Prefeitura e a população são muito gratos pelos serviços que prestam todos os dias”.

A equipe da Vigilância Epidemiológica é composta por 11 agentes do Controle de Vetores (Amanda Talita Gimenes, Aparecida Silvana Mosela, Cleusa Angelica da Silva, Edson dos Reis, João Gomes Pereira, Maria Cecilia da Silva, Maria Lina R.M. Onofre, Mauricio Luis Oliveira, Melina Dias de Souza Soares, Mileide de Paula Ferreira Nogueira e Ailton José Galvino) e pela supervisora Elisabete Aparecida Altieri.