31 OUT 2017
Prefeitura Municipal realiza evento de conscientização sobre a violência contra a mulher

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou na manhã da última sexta, 27, a ação “Questões de Mulheres”, mais um evento do Outubro Rosa, que contou com mais de 70 mulheres. O objetivo do evento foi de sensibilizar e despertar o olhar para a situação da violência contra a mulher.
A ação teve início com uma dança circular, que estimula as atitudes cooperativas e o respeito às diferenças, coordenada pela psicóloga Eide Tierno. Em seguida, foram apresentadas músicas e vídeos que carregam nas letras e cenas, mensagens ofensivas e que reforçam estereótipos e são cantadas e assistidas por muitas pessoas que nem se dão conta da mensagem retratada. Foi apresentada também a palestra “Violência Contra a Mulher”, ministrada pela assistente social Letícia Lobato, que discutiu as formas de violência praticadas contra mulheres, como a violência física e a psicológica por exemplo, e suas consequências.
O evento ocorreu no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e contou também com a participação das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Saúde, e com a Procuradoria da Mulher de Pederneiras através da vereadora Regina Barrach.

Violência contra a mulher
Segundo a Lei Maria da Penha – Lei 11.340/2006, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Em Pederneiras, segundo a Procuradoria da Mulher, 40% dos boletins de ocorrência realizados são relatando violência contra a mulher.
A primeira atitude a ser tomada em situação de violência é pedir ajuda para alguma pessoa próxima, em quem você confie. E então, procurar o CREAS de Pederneiras, na rua Gonçalves Ledo, O-46, Jardim América, telefone (14) 3283-3536, ou a Procuradoria da Mulher de Pederneiras, que possui uma sala de atendimento dentro da Delegacia e faz atendimento também pelo Facebook, em sua página oficial https://www.facebook.com/procuradoriadamulherpederneiras/. A denúncia pode ser anônima e, tanto o CREAS quanto a Procuradoria, vão tratar o caso com ética e sigilo.
Se você, mulher, está sofrendo violência ou conhece alguém que está, quebre o silêncio e contribua para uma vida sem violência.

Mais fotos no Flickr

27/10/2017