27 OUT 2017
Prefeitura de Pederneiras ensina alunos a fazerem seu próprio repelente contra o mosquito da Dengue

A Prefeitura de Pederneiras, por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Assistência Social, desenvolveram mais uma ação contra a dengue para a Semana Nacional de Mobilização para o Combate do Aedes aegypti, desta vez na EMEI Santa Rita, do bairro Vila Paulista. O principal objetivo da Semana é fazer um alerta sobre o mosquito que se reproduz com facilidade durante o período de chuvas e que além da dengue, transmite também a zika e a chikungunya.

Contando os dois períodos escolares, mais de 130 crianças de 3 a 5 anos de idade, das turmas do Maternal II ao Jardim II apresentaram uma música de conscientização para os pais e puderam aprender as fases (larva, bulbo e mosquito) do aedes aegypti, com a equipe de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde que também mostrou uma maquete confeccionada por eles mesmos onde as crianças puderam entender onde os mosquitos podem se alojar e se reproduzir. Além disso, Paula China, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ensinou os alunos e pais a como produzir seu próprio repelente caseiro de mosquitos.

“É importante educarmos as crianças a olhar o que é simples e o que a natureza nos oferece como ferramenta de transformação e melhoria de vida” disse Wanessa Longato, diretora da escola.

A ação ocorrerá também para os alunos da EMEI “Casa da Criança” na terça, dia 31, com as mesmas atividades.

Repelente caseiro para mosquitos

Para produzir o repelente em casa é muito fácil: pegue 200 gramas de citronela e misture com 1 litro de álcool 70% (precisa ser o 70% para não causar irritação na pele) em um vasilhame escuro (o ideal seria uma garrafa PET de 2 litros). Depois de misturado, enrole com jornal ou folhas de revista e mantenha tampado por 8 dias em local seco e sem iluminação. Durante esse período, agite o vasilhame duas vezes por dia. Depois disso, o repelente está pronto! Você pode usá-lo inclusive na pele. Além de espantar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, afasta outros mosquitos indesejáveis.

Prevenção

Para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chinkungunya e da zika, é necessário eliminar toda a água parada, mantendo calhas sempre limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras fechadas e tonéis e caixas d´água tampadas, além de trocar a água do seu animal de estimação com mais frequência.

Veja as fotos clicando AQUI.