21 AGO 2017
Biblioteca Municipal “Paula Rached” completa 60 anos hoje

A Biblioteca Municipal “Paula Rached” completa hoje, dia 21, 60 anos. Contando com mais de 30 mil livros, 370 DVD’s, 83 CDs, além de revistas, jornais e fotos e mais de 9 mil usuários cadastrados, a Biblioteca oferta serviços de empréstimo domiciliar, apoio à pesquisa e consulta, orientação bibliográfica, acesso livre ao acervo e midiateca para todos os públicos, inclusive para aqueles com deficiência visual, através do acervo de 269 audiolivros e livros em braile.

“É uma grande satisfação comemorar os 60 anos da Biblioteca Municipal. Ela faz parte da minha história e da história de muitos outros cidadãos pederneirenses. Tenho orgulho em dizer que se hoje sou bibliotecária é devido ao trabalho desde a adolescência neste equipamento cultural. Cada conquista para a biblioteca se torna uma conquista pessoal, tamanho o carinho que sinto pela minha profissão. É uma satisfação muito grande poder trabalhar aqui e desempenhar minhas funções em benefício da informação e do conhecimento” disse Adriana Camargo, bibliotecária.

História da Biblioteca

Em 21 de agosto de 1957, a Câmara Municipal decretou e o prefeito Michel Neme promulgou a lei nº. 497, criando a Biblioteca Municipal de Pederneiras. Organizada e dirigida por Rui Gutierres, professor de português do Ginásio Anchieta, a biblioteca foi instalada em 22 de agosto de 1958 e contava com 1.400 volumes. Estando a biblioteca funcionando em local alugado, o prefeito Michel Neme cedeu uma das salas do andar superior da Prefeitura Municipal (atual Salão Nobre), onde passou a atender o público. Após várias mudanças de local e quase sendo desativada, em 11 de dezembro de 1981 foi reinaugurada pelo prefeito Waldomiro Fernandes Mateus. O prédio localizava-se na rua Santos Dumont, junto ao Parque Infantil Municipal e recebeu o nome de Biblioteca Pública Municipal “Paula Rached”. Atualmente, o prédio da Biblioteca está localizado na Rua Santos Dumont, O-40, Centro.

Atividades

Além do serviço diário, a Biblioteca promove no decorrer do ano, feira do livro, encontro com escritores, oficinas, exposições e palestras. E também, no mês de abril de cada ano em celebração ao Dia do Livro, são promovidas atividades especiais para o público.

Acessa SP

A Biblioteca também disponibiliza internet gratuita pelo Programa Acessa SP, que garante ao cidadão o acesso às tecnologias e à produção de conhecimento, educação e desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, onde a população pode usar o computador para fazer pesquisas, leitura de notícias, escrever textos e até para assistir vídeos ou acessar redes sociais, promovendo inclusão digital.

“Com a chegada da Internet, muito se especula sobre o encerramento de bibliotecas. Porém, é sempre bom lembrar que essa rede apenas complementa o serviço, pois a biblioteca não serve só para manter livros, mas também para o acolhimento de cidadãos dispostos a mudar a forma como pensam, aprimorando seus conhecimentos e adquirindo informações” disse Daniela Martelini, funcionária da Biblioteca e monitora do programa.

Programa Viagem Literária

O Viagem Literária é uma parceria entre as bibliotecas municipais e o governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de estimular a leitura e a formação de novos leitores, além de incentivar o uso dos livros e equipamentos disponibilizados para o crescimento cultural dos cidadãos. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Através do Programa já passaram por Pederneiras autores como Raphael Draccon, Carla Caruso, Sérgio Rodrigues e Márcia TIburi.

Biblioteca Móvel ATHENA

A Biblioteca, por meio de projeto enviado à Secretaria de Estado da Cultura, conseguiu adquirir uma Biblioteca Móvel para Pederneiras, a ATHENA. O objetivo da “Athena: Conhecimento e Leitura sobre Rodas” é percorrer os bairros mais afastados para aproximar a população dos livros, facilitando o acesso à leitura, à cultura, ao lazer e à informação para as comunidades distantes.

Comemorações dos 60 anos

Para comemorar o sexagenário, a Biblioteca já realizou Bate-Papo com o escritor Ferréz, Palestra “Lidando com o Preconceito” ministrada por Aline Veroneze, e está disponível no local a Exposição em Aerografia Mista do artista Toni D Souza. Os eventos, além de promoverem a cultura e o empoderamento através da informação, ajudam a levar o público à visitá-la. E as comemorações continuam com o lançamento amanhã, dia 22, da 9ª edição do concurso de Contos, Crônicas e Poesias.

Biblioteca Pública Municipal “Paula Rached”

Endereço: Rua Santos Dumont, O-40, Centro.

Telefone: (14) 3252-3100 – Ramal 6

Horário de atendimento: das 7h às 12h e das 13h às 17h