17 AGO 2017
Biblioteca municipal promove palestra sobre preconceito

"Olhar para o próximo e se colocar no lugar dele" foi a mensagem que a palestrante deixou para o público presente

A Biblioteca Municipal “Paula Rached” promoveu ontem, dia 16, a palestra “Lidando com o Preconceito”, ministrada por Aline Veroneze. O evento fez parte das comemorações dos 60 anos da Biblioteca Municipal “Paula Rached”.

Com linguagem clara e concisa, Aline deu uma aula sobre diversos tipos de preconceito como racial e sexual, além de falar sobre os direitos e empoderamento das mulheres.

“É muito importante termos espaços para discutirmos o tema Preconceito, principalmente entre os jovens. Eles necessitam de orientação que os auxiliem na sua formação como cidadão” explica Adriana Camargo, bibliotecária.

Aline Veroneze frequenta a Biblioteca de Pederneiras desde pequena. Hoje é formada em fotografia e começou a participar de movimentos sociais na cidade de Pederneiras devido ao grande número de casos de violência contra a mulher. Atualmente trabalha voluntariamente na Procuradoria da Mulher de Pederneiras/SP, buscando acolher e acompanhar as vítimas de agressões físicas e psicológicas.

“Os convidados sentiram-se acolhidos com a conversa que apontava o amor e o respeito como remédio para os males que atingem com força a sociedade atual. É muito importante para os jovens que as opiniões que estão sendo formadas, sejam fundamentadas em cima de informações verdadeiras, de estudos, de pesquisas para que todos saibam de seus direitos e deveres como cidadãos” disse Daniela Martelini, funcionária da biblioteca municipal, que levou as duas filhas, Julia e Beatriz, de 13 e 9 anos respectivamente, para assistirem à palestra.

A Biblioteca municipal dispõe de livros que trazem o tema Preconceito, como “O Caboclo”, livro de literatura escrito por Adolfo Caminha que trata sobre preconceito racial e sexual; “O Sol é para todos”, outra literatura que trata sobre preconceito racial, escrito por Harper Lee; e “Bullying - Mentes Perigosas Nas Escolas”, escrito por Ana Beatriz Barbosa Silva, que trata sobre diversos tipos de preconceitos e suas consequências, como o bullying. Todos esses livros estão disponíveis para empréstimo.

Veja as fotos no Flickr da Prefeitura: https://www.flickr.com/photos/prefeituramunicipaldepederneiras/albums/72157685215603680