18 MAR 2024
Secretaria Municipal de Cultura de Pederneiras abre inscrições para Oficina de Direção Cinematográfica Artística

“Direção Cinematográfica Artística” vai discutir todas as etapas da produção de um filme

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Pontos Mis, informam que estão abertas as inscrições para a oficina de Direção Cinematográfica Artística.

A oficina será realizada no dia 27 de março às 18h30, no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”, localizado na Rua Prudente de Moraes, S-211, Centro, a faixa etária a partir de 15 anos e as vagas são limitadas.

As inscrições deverão ser realizadas pelo telefone (14) 3284-7032.

Sinopse da oficina: A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de direção cinematográfica, da direção ao trabalho de decupagem, dos equipamentos necessários para realização plena de um filme, ao trabalho com os atores. A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. No encontro, passaremos por toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e entender bem como funcionam coisas tão vitais como a utilização de lentes e assim por diante, dosando e sendo uma aula enérgica – bastante teórica, mais com muitas aplicações práticas.

Oficineiro: Luan Cardoso é responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” de 2010. Desde então realizou cerca de 100 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webs séries documentais. Em 2017 Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem “Precárias e Resilientes” que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal de mulheres trabalhadoras. O filme, finalizado em 2020, circula festivais. Em 2017 também dirigiu seu primeiro longa-metragem ficcional, “Ménage”, selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, entre os quais “Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo). Entre os festivais estão o "XVII Fantaspoa", o "8º Festival de Cinema de Caruaru", o "5º Rio Fantastik Festival de 2020" e o “Lisbon International Film Festival”. "Ménage" chegou às telonas em circuito comercial em março de 2022 em 14 salas de cinema em 12 cidades do Brasil, sendo celebrado pela crítica especializada.

O que são os PONTOS MIS

O "Pontos MIS" é um programa de formação e difusão cultural do MIS,          do          Governo    do     Estado       de     São Paulo.
Além das mostras de filmes, mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza, presencialmente, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.