14 OUT 2021
Prefeitura de Pederneiras executa obra e limpeza para minimizar problemas em “piscinão” do Residencial Freitas

A Prefeitura de Pederneiras finalizou, na última sexta-feira, 08, limpeza do “piscinão” do bairro Residencial Freitas, onde também foi construída uma bacia de contenção para retardar o fluxo de águas pluviais que são conduzidas ao Córrego Monjolo.

O fluxo já estava ocorrendo com eficiência, no entanto as águas residuais muitas vezes provenientes de lavagem de quintal, roupas e calçadas, acabam por se acumular no fundo da cava devido ao nível mais alto do vertedouro e canaleta de escoamento. Por isso, o nível dos dispositivos do “piscinão” foi elevado de forma a manter um fluxo contínuo das águas residuais.

Segundo a Secretaria Municipal de Operações Urbanas, esta obra contribuirá para a segurança e conforto tanto dos moradores do Residencial Freitas, quanto dos moradores e usuários das vias do entorno do Córrego do Monjolo. “A obra, que foi solicitada pelo vereador Amarildo Ruiz, era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro e evitará também o acumulo de água, o mau cheiro e a proliferação de insetos” ressalta Nivaldo Brambilla, secretário da pasta.

O reservatório do Residencial Freitas fica às margens da SP-261 e recebe, principalmente através de bocas de lobo, água de chuva das ruas do próprio bairro e também do bairro vizinho, o Parque da Colina. Essa água perde velocidade e acaba sendo escoada por tubulações por baixo da pista.