23 JAN 2019
Prefeitura de Pederneiras entrega uniformes e EPIs para os servidores que trabalham na coleta de lixo

A Secretaria de Operações Urbanas da Prefeitura Municipal de Pederneiras entregou, neste mês, uniformes e equipamentos de proteção individual - EPI'S para todos os servidores municipais que trabalham na coleta de resíduos sólidos. O kit de EPI'S, entregue por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, contém duas calças e duas camisetas refletivas, protetor solar, capa de chuva, luvas, entre outros materiais de proteção.

“Estamos investindo, ampliando os conhecimentos sobre organização do trabalho e adotando boas práticas de gestão para a prevenção. Isso é primordial para a saúde do trabalhador e para uma melhor qualidade do serviço prestado à população”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.

Na ocasião, os funcionários do setor também foram orientados com relação ao uso contínuo e correto dos equipamentos de proteção.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

A Prefeitura cumpre as determinações legais do Ministério do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista, de forma a amenizar os impactos dessas atividades na saúde do trabalhador.

“Os acidentes e doenças decorrentes do trabalho podem ser evitados se houver um maior e melhor treinamento de pessoal, e cumprimento legal das normas de segurança e melhores condições do ambiente de trabalho”, explicou o técnico de Segurança do Trabalho, Antônio Carlos Fonseca.