18 OUT 2018
Prefeitura de Pederneiras executa obra para minimizar problemas em “piscinão” do Residencial Freitas

Desde a entrega do Residencial, em 2015, moradores sofrem com mau cheiro e acúmulo de sujeira causados pelo “piscinão” construído no local

A Prefeitura de Pederneiras concluiu ontem, 17, a primeira parte de uma obra para minimizar um antigo problema dos moradores do Residencial Freitas, em Pederneiras. O bairro, inaugurado em setembro de 2015, tem um grande reservatório, popularmente conhecido como “piscinão” para contenção e diminuição da força da água de chuva. Mas desde a entrega do residencial os moradores sofrem com o mau cheiro provocado pelo acúmulo de água e sujeira no local.

O reservatório do Residencial Freitas fica às margens da SP-261 e recebe, principalmente através de bocas de lobo, água de chuva das ruas do próprio bairro e também do bairro vizinho, o Parque da Colina. Essa água perde velocidade e acaba sendo escoada por tubulações por baixo da pista.

“O projeto desse reservatório de contenção foi mal executado, ele não consegue dar vazão para grandes volumes de água e acaba transbordando e segurando água, provocando mal cheiro e aparecimento de insetos e larvas da dengue na água parada”, explica o secretário municipal de Operações Urbanas, Val Grana.

Segundo Val, a Prefeitura vinha efetuando a limpeza do local constantemente, mas o problema não era resolvido “pois trata-se de uma obra mal feita”. “Chegamos a retirar mais de 60 caminhões de terra e lixo que acumulou no local. Agora, nós fizemos um trabalho para resolver de vez essa situação e acabar com a água acumulada”, afirma.

A prefeitura construiu no local canaletas de concreto, reajustou tubulações e limpou a cabeceira do reservatório para melhorar a vazão de água que sempre foi prejudicada e, por isso, acumulava água e terra no local, gerando mau cheiro. “Essa parte de concreto e a limpeza que fizemos já vai resolver 80% do problema. Agora, assim que parar as chuvas, faremos o nivelamento das caixas de contenção, colocando também brocas para aumentar o escoamento da água, e isso deve resolver o problema de vez”, finalizou.