11 OUT 2018
Outubro Rosa: Prefeitura realiza mutirões de papanicolau e mamografia nas unidades de saúde em Pederneiras

Objetivo é celebrar o Outubro Rosa e atender o maior número de mulheres com trabalhos de prevenção ao câncer de mama

A Secretaria Municipal de Pederneiras segue com várias atividades de prevenção ao câncer de mama para celebrar o Outubro Rosa. A programação tem palestras, teatros, mutirão de papanicolau e carreata para mobilizar a população sobre a necessidade de prevenção contra o câncer de mama. São parceiros nesta programação o Rotary Pederneiras, Rotary Pedra de Fogo, Lions Clube e Rede de Combate ao Câncer.

“Preparamos muitas ações para tratar a prevenção do câncer de mama. Essa doença é coisa séria, temos uma preocupação grande em cuidar das nossas mulheres. Só quem passou por isso ou já teve um caso de câncer na família, sabe a importância da prevenção. Por isso é tão importante cuidarmos da saúde da mulher pederneirense”, diz o prefeito Vicente Minguili.

Mutirões

Nos dia 16 e 22 de outubro, por exemplo, a Unidade de Saúde Waldomiro Fernandes Mateus, do bairro Antônio de Conti, realiza um mutirão de papanicolau das 17h às 19h30. Não é necessário agendar, basta a mulher procurar a unidade e aguardar o atendimento.

Já a unidade de saúde Lydia Rosin Alves, da Cidade Nova, recebe um mutirão de papanicolau nos dias 16 e 17 de outubro, das 17h às 19h30.

No dia seguinte, 21, a programação do Outubro Rosa começa cedo. Das 8h às 12h, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher terá um mutirão de mamografia para atender as demandas e acelerar o atendimento. Também haverá mutirão de papanicolau, palestras e orientações sobre a saúde da mulher com atendimentos individuais.

Palestras e carreata

No dia 16, às 13h, o Teatro Municipal “Flávio Razuk” recebe uma palestra com o médico mastologista Willian Davila Delgallo e outras ações relacionadas, com participação da Procuradoria da Mulher e Rede de Combate ao Câncer.

No dia 18, a unidade da Cidade Nova recebe palestras e dinâmicas sobre o câncer de mama no período da manhã, das 8h às 11h.

No dia 20, na sede do Rotary, haverá venda de Yakisoba (delivery) em prol da Rede de Combate ao Câncer.

A Unidade de Saúde da Vila Paulista terá palestra sobre a violência contra a mulher e atividades com psicólogas no dia 23, a partir das 8h.

Dia 26, das 8h às 10h30, a Unidade de Saúde Waldomiro Fernandes, do bairro Antônio de Conti terá teatro educativo, sorteio de brinde, demonstração de autoexame da mama e outras atividades. Na mesma data, a Unidade de Saúde Estavam Maturana, do Caic, realiza palestra sobre câncer de mama das 8h às 11h.

E para encerrar a programação do Outubro Rosa em Pederneiras, no dia 27, a partir das 9h, haverá uma grande carreata organizada pela Rede de Combate ao Câncer com saída programada para acontecer do estacionamento do Supermercado Confiança.

“Esse mês de Outubro é especial porque é um mês de conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que aflige as mulheres e cuja cura está intimamente ligada à prevenção. A mulher que faz o autoexame e se cuida tem menos chance de perecer desta doença. Convido a toda a população para participar e prestigiar as atividades”, finaliza Vicente Minguili.