16 AGO 2018
Univesp Inicia Aulas Em Pederneiras Com 120 Alunos

A aula inaugural da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) - Polo de Pederneiras ocorreu na noite de ontem, 15, com a presença do prefeito Vicente Minguili, do vice-prefeito Márcio Urrea, vereadores, secretários municipais, convidados e alunos.

“É uma felicidade muito grande fazer parte deste sonho de ter em Pederneiras uma faculdade pública, gratuita e com cursos de ponta para a população. É uma conquista de todos nós pederneirenses, fruto de um trabalho que fizemos junto ao Estado, buscando valorizar a educação local e, principalmente, capacitar nossa população para melhorar a nossa mão de obra e nossa qualidade de vida”, afirmou o prefeito Vicente, que fez questão de agradecer a todos que colaboraram para concretizar este sonho: “agradeço, de coração, a Volvo, uma empresa séria que fez doação de computadores para nos ajudar a equipar a universidade e também o vereador Danilo que se empenhou para trazer a Univesp para Pederneiras, além dos meus secretários Ana Paula, Val, Fábio e Diógenes e demais funcionários públicos que tanto trabalharam neste projeto”.

Polo Pederneiras

Ao todo, o Polo de Pederneiras da Univesp está recebendo neste segundo semestre do ano 120 alunos, dois quais 50 estão matriculados no curso de Engenharia de Produção, 50 no curso de Engenharia da Computação e outros 20 no curso de Gestão Pública.

O Polo presencial da Univesp está localizado na Rua Santos Dumont, Centro, no prédio da Antiga Cozinha Piloto, ao lado do CEO. O local passou por obras de melhorias e adaptação para acolher os alunos a partir deste mês. Ao todo, a Prefeitura de Pederneiras investiu cerca de R$ 100 mil dos recursos municipais para concluir as obras e adquirir equipamentos para as aulas.

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Uma vez ao mês, o aluno tem uma aula presencial no Polo de Pederneiras. Nos polos, que são espaços físicos, os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv.