15 AGO 2018
Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo terá “Dia D” neste sábado das 8h às 17h

Secretaria Municipal de Saúde fará mobilização nas ruas utilizando personagens infantis para incentivar a vacinação infantil

Todas as unidades de saúde do município de Pederneiras recebem neste sábado, 18, o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A população poderá procurar a unidade de saúde mais próxima para vacinar crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Nas unidades de saúde do município, a vacinação será das 8h às 17h. Nos distritos de Santelmo, Guaianás e Vanglória, será das 8h às 12h. E na Gleba 1 do Assentamento Horto do Aimorés será das 12h às 17h.

“Pedimos a colaboração dos pais, tios e avós que levem as crianças até os postos de saúde para receberam a dose da vacina. É muito importante para proteger as nossas crianças e evitar a reintrodução dos vírus da pólio e do sarampo no nosso país”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.

Para mobilizar pais e responsáveis a levar as crianças para receberem a dose da vacina, a secretaria de Saúde preparou uma ação especial. Fora das unidades de saúde, uma equipe percorrerá os bairros com carro de som e personagens infantis para chamar a atenção da população para a importância da vacinação nas crianças. Nos postos de saúde, haverá entrega de pirulitos e balas para as crianças que forem tomar a vacina.

A campanha de vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo começou em todo o país no dia 4 de agosto e segue até o dia 31 de agosto de 2018. Ela é uma recomendação do Ministério da Saúde.

“A procura pela vacina ainda está abaixo do esperado. Fica o alerta para os pais. Essas doenças, a Polio, Sarampo, Rubéola, deixam sequelas e podem até matar. E quando falamos de crianças, o risco é ainda maior. Por isso, pais e responsáveis, levem seus filhos para tomarem a vacina o quanto antes”, explica Pedro Pereira.

A intenção da campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, contribuindo para redução do risco de reintrodução do Poli Vírus Selvagem, Sarampo e Rubéola. No total, a expectativa é vacinar 2.827 crianças no município. A meta mínima a ser alcançada pela secretaria de Saúde de Pederneiras corresponde a 95% da cobertura vacinal até o final da campanha, em 31 de agosto.

Serviço

O Dia D da vacinação será dia 18 de agosto, com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h na cidade. Nas unidades dos distritos de Vanglória, Santelmo e Guaianás a vacinação ocorrerá das 8h às 12h e na unidade de saúde do Assentamento Horto do Aimorés Gleba 1, das 12h às 17h. A vacinação é gratuita e exclusiva para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Ela segue em todo o país até o dia 31 de agosto.