06 AGO 2018
Pederneiras recebeu ontem a 7ª Etapa do Circuito Regional Centro-Oeste Paulista de Corrida e Caminhada

Durante evento esportivo, nome do evento foi alterado para “Circuito Messias Ribeiro Corrida e Caminhada”, em homenagem ao atleta de 88 anos de Pederneiras

Na manhã de ontem, domingo, cerca de 500 atletas dos municípios de Lucianópolis, Pederneiras, Alvinlândia, Lençóis Paulista, Iacanga, Cabrália Paulista, Iaras, Paulistânia, Alvinlândia, Reginópolis, Borebi, Espirito Santo do Turvo, Avaí, Duartina, Lençóis Paulista, Agudos, Lins, Guaiçara, Bauru, Jaú, Pirajuí e Agudos disputaram a 7ª etapa do Circuito Regional Centro-Oeste Paulista de Corrida e Caminhada, agora renomeado Circuito Messias Ribeiro de Corrida e Caminhada em homenagem ao maratonista Messias Ribeiro, de 88 anos, moradores de Pederneiras, o atleta mais longevo a participar das etapas da competição.

O evento começou por volta das 8h. Nem o tempo nublado afastou a coragem dos atletas. As primeiras provas foram marcadas pela resistência. Os homens percorreram o percurso de 6 km e as mulheres, 3k. Depois, foi a vez das provas Kids, voltadas para atletas a partir dos 3 anos de idade e com distâncias menores.

“Ficamos felizes de realizar um evento desse porte em Pederneiras, recebendo tantos atletas experientes na nossa cidade e contribuindo para promover o esporte e o gosto pelo atletismo”, disse o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Carlos Rocha. Ele explica que o objetivo do circuito é realizar etapas de atletismo e caminhada em várias cidades da região, contribuindo para promover o atletismo como esporte e dando a oportunidade aos atletas amadores disputarem provas bem organizadas. “Queremos promover o atletismo e levar para cada cidade participante esses eventos que são bem organizados e com baixo custo para as prefeituras”, explica Marlon o diretor de Esportes da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Marlon Gomes.

Caminhada

Após as provas de atletismo, foi a vez da caminhada. Aproximadamente 500 pessoas participaram da caminhada pelas ruas de Pederneiras, entre elas o prefeito de Pederneiras Vicente Minguili e o Secretário de Esportes, Carlos Rocha Batista. “Fiz questão de prestigiar o evento e participar. Caminhar faz bem à saúde e incentivar o esporte em Pederneiras sempre foi um compromisso da nossa gestão. Com certeza iremos batalhar para trazer mais eventos como esse para a população de Pederneiras”, comentou o chefe do executivo municipal, Vicente Minguili.

Circuito Messias Ribeiro

Logo após a cerimônia de premiação do evento, um momento de emoção. Presente na competição, o atleta mais longevo a participar das etapas do Circuito Regional foi convidado a subir ao pódio. Mais do que uma medalha e troféu pela participação, o maratonista pederneirense de 88 anos recebeu um linda homenagem. O nome do Circuito Regional Centro-Oeste Paulista de Corrida e Caminhada foi rebatizado em homenagem ao atleta pederneirense e passa a chamar Circuito Messias Ribeiro de Corrida e Caminhada. Além da homenagem, mais de 200 pessoas cantaram parabéns para o atleta que completou 88 anos na última semana. Até um bolo com vela foi preparado para compor a homenagem ao corredor.

“Estou muito emocionado para falar. Só quero agradecer pelo carinho e pela consideração de todos vocês por mim. Estou muito feliz”, disse, Messias Ribeiro, que começou a participar de corridas de rua aos 60 anos para cuidar da saúde e, hoje, aos 88 anos, continua correndo e já participou de várias maratonas e centenas de provas em todo o país.