17 ABR 2018
Prefeitura Municipal reúne médicos e anuncia implantação de seis novos PSF´S em Pederneiras a partir do segundo semestre

Outra medida anunciada foi a implantação do prontuário eletrônico. Medidas fazem parte do Plano de Governo do prefeito Vicente Minguili

Cerca de 40 médicos participaram de uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde na última semana, onde foram comunicados sobre importantes ações na Saúde Municipal de Pederneiras. Seguindo o previsto no Plano de Governo do prefeito Vicente Minguili, o município ampliará o número de PSF's (Programa Saúde da Família), com a implantação de seis novos PSF's, ficando assim com 9 PSF's em várias regiões da cidade em vez de 3. Outra medida importante é a implantação do prontuário eletrônico para os médicos, um dos benefícios que virão da informatização de todas as unidades de saúde.

“Nosso objetivo é melhorar nossa rede pública de saúde com o médico mais presente e também informatizar a saúde, interligar as unidades através de um sistema único para dinamizar e tornar eficiente a marcação de consultas, prescrição de medicamentos e receituário, análise de exames e outras situações”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.

A informatização das unidades de saúde, com a implantação do prontuário eletrônico, é uma obrigação legal exigida dos municípios pelo Ministério da Saúde e deverá ser implantada em todo o município até julho deste ano. Os médicos e outros profissionais da saúde passarão por treinamentos até o mês de maio. Com o prontuário eletrônico um médico de uma unidade de saúde, por exemplo, poderá acessar o prontuário e receita de um paciente atendido em outra unidade de saúde e, a partir dai, agilizar prognósticos e tratamentos.

PSF's

A implantação de seis novos PSF's no município vai aumentar a assistência de saúde nos bairros. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de saúde dos distritos de Guaianás, Vanglória e Santelmo, do Assentamento Horto do Aimorés e dos bairros Vila Paulista e Maria Elena passam a ser PSF a partir do segundo semestre deste ano. Isso significa presença de médico com carga horária de 40h semanais, equipes de assistência com mais visitas a pacientes com a presença de agente comunitário. Atualmente, apenas os bairros Cidade Nova, Antônio de Conti e CAIC têm unidades de saúdes consideradas PSF.

“Quando implantamos um PSF podemos oferecer ao cidadão serviços de saúde mais eficazes, mais amplos. Entendemos as necessidades de cada bairro e agora estaremos mais presentes nos distritos, no assentamento, na Vila Paulista e no Maria Elena. Tudo isso vai tornar o acesso à saúde mais fácil, mais rápido e mais eficiente”, finalizou o secretário municipal de Saúde, Pedro Luiz Pereira.