19 JAN 2018
Prefeitura e Ajinomoto inauguram ponto de coleta seletiva no distrito de Vanglória

Na manhã de hoje, 19, a Prefeitura de Pederneira e a empresa Ajinomoto inauguraram um ponto de coleta seletiva no distrito de Vanglória. A partir de agora, a população que mora no distrito poderá depositar o lixo reciclável nesse ponto, facilitando a coleta realizada pela Prefeitura e mantendo as ruas e praças ainda mais limpas.

A ação faz parte da campanha anual Clean Up Day (Dia da Limpeza) que envolve funcionários da empresa Ajinomoto da filial Pederneiras, que durante o evento, distribuíram folhetos informativos sobre reciclagem. Além do ponto de coleta, foi realizado também o plantio de uma árvore pau-brasil e uma doação de aproximadamente 10 mil quilos de materiais recicláveis, como garrafas pet e latas de alumínio, à Associação de Coletores de Lixo de Pederneiras.

“Eu fiz questão de participar deste evento porque são de inciativas como esta que precisamos. Primeiro porque são ações que contribuem com o meio ambiente a com a qualidade de vida da população e, segundo que a parceria entre o público e o privado sempre rende bons frutos”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.

Além do prefeito Vicente Minguili, participaram da cerimônia de inauguração o diretor vice-presidente da Ajinomoto Animal Nutrition Group (ANB), Gustavo Iamundo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas, funcionários da filial Pederneiras da empresa Ajinomoto, o diretor distrital Zezé Pegatim, representantes da Associação de Coletores de Lixo, entre outros convidados. “A doação do ponto de coleta seletiva está alinhada ao conceito de criação de valor compartilhado que norteia todas as iniciativas do Grupo Ajinomoto, agregando valor à sociedade e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o diretor vice-presidente da Ajinomoto.

Coleta seletiva

Desde o ano passado, a Prefeitura de Pederneiras realiza a coleta seletiva nos bairros e distritos de Pederneiras. O cidadão deve separar o lixo reciclável (latas, plásticos, papelão, papéis, vidros, metais, pet, embalagens plásticas, entre outros) do lixo orgânico (restos de alimentos, fezes de animais, papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros) e colocar o reciclado em um saco plástico, caixa de papelão ou recipiente similar e aguardar o caminhão da coleta seletiva passar nas datas programadas (confira o cronograma AQUI). Vale destacar que somente será recolhido o lixo reciclado devidamente separado e colocado em recipiente.

Além disso, é importante ressaltar que trabalhando ao lado da Prefeitura está a Associação de Coletores de Lixo, entidade independente formada no ano passado com a finalidade de receber, separar e comercializar todo o lixo reciclado coletado pela Prefeitura. Os coletores associados são registrados e tem renda a partir da venda dos recicláveis que separam. A coleta seletiva, além de contribuir para a retirada de lixo das ruas, contribui também para a inclusão social dos catadores de reciclados do município.

Veja mais fotos clicando AQUI.