17 JAN 2018
Prefeitura realiza limpeza do Ribeirão Pederneiras para prevenir enchentes
Prefeitura realiza limpeza do Ribeirão Pederneiras para prevenir enchentes

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil, iniciou ontem, 16, a limpeza do Ribeirão Pederneiras, na região central da cidade. O trabalho teve início na rua XV de Novembro e segue até a rua Riachuelo. Serão cerca de 1500 metros a serem limpos por uma máquina escavadeira hidráulica contratada para realizar o trabalho. A expectativa é de que a obra siga até o final desta semana ou início da próxima, dependendo da chuva.

O objetivo da limpeza é retirar sedimentos e objetos, realizar a limpeza dos taludes e rebaixar a calha do Ribeirão para aumentar a vazão da água do local, evitando transtornos à população nos períodos chuvosos.

Antônio Massoca Gaioto mora nas proximidades do ribeirão e em janeiro de 2016, quando ocorreu a última enchente no local, perdeu tudo o que tinha. “Eu perdi tudo mesmo, móveis, carro, fiquei só com a roupa do corpo. Até hoje não me recuperei totalmente, mas vendo esse trabalho de prevenção que a prefeitura vem fazendo fico mais tranquilo, mais sossegado”, afirmou.

Exercício Simulado e Plano Estratégico para Inundações

A limpeza do Ribeirão Pederneiras faz parte das ações realizadas pela Prefeitura Municipal para prevenir uma inundação. Mas no caso de ocorrer, já que as forças da natureza são imprevisíveis, para melhor atender a população, no último sábado, 13, a Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o SAMU realizou o Exercício Simulado que consiste no reconhecimento de área com o adentramento do ribeirão com uma embarcação do Corpo de Bombeiros. O principal objetivo da operação é minimizar as chances de uma nova tragédia, através da inspeção e reconhecimento de áreas inundáveis no Ribeirão Pederneiras e de manter todas as frentes de trabalho preparadas, caso seja necessário agir em uma emergência.