17 OUT 2017
Pederneiras retoma a criação de empregos pela primeira vez desde 2013

Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram sinais de retomada na criação de empregos em Pederneiras. Segundo o levantamento, entre janeiro e agosto deste ano a cidade apresentou um saldo positivo na criação de postos de trabalhos, com 486 empregos com carteira assinada. Foram 2.705 vagas criadas e 2.219 vagas encerradas no período.

É a primeira vez, desde 2013, que o número de admissões supera o número de demissões no mercado de trabalho formal em Pederneiras. Naquele ano, no início da crise econômica, o município criou apenas 314 vagas. Desde então, os resultados foram todos negativos. Em 2014, 216 vagas de trabalho fechadas. Em 2015, no auge da crise econômica, foram 1.752 vagas de emprego encerradas no município. Em 2016, mais 422 vagas de trabalho fechadas.

Retomada

A criação de emprego na cidade é um reflexo do aquecimento econômico, sobretudo nos últimos 3 meses, que vem movimentando a criação de empregos em todo o país. Apenas este ano, de janeiro a agosto, foram criadas 106 mil novas vagas de trabalho pelo Brasil. “Estamos no caminho da retomada do emprego no país. Isso é uma tendência. Quanto maior o número de pessoas consumindo, toda essa cadeia se fortalece. Esperamos que se concretize e se estabeleça esses números positivos”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em entrevista ao portal G1.com, da Globo.

Para o empresário e presidente da CDL de Pederneiras, Alessandro Luis de Oliveira, o comércio apresenta um notável aquecimento nas vendas, contribuindo para a geração de empregos. “Estamos percebendo que o comércio local está aquecendo, mesmo que timidamente. Temos dados que apontam que as vendas do Dia das Crianças cresceram 5% este ano em relação ao ano passado. Essa melhora é importante, pois estimula a criação de novos postos de trabalho”, diz.

Segundo o empresário, o saldo positivo de vagas de emprego formais deve aumentar até o final do ano. “A expectativa é que o comércio crie mais vagas de trabalho nesse final de ano para atender à demanda, que sempre cresce nos últimos meses do ano. Estamos trabalhando com campanhas, promoções, palestras e outras ações no sentido de atrair o consumidor e estimular o comércio local”, afirma o presidente da CDL.

Outro dado importante na criação de emprego em Pederneiras vem do Posto de Atendimento ao Trabalhador, PAT. Desde o início do ano, 1.978 pessoas foram encaminhadas para um novo emprego em empresas e indústrias da cidade. Mensalmente, o PAT atende cerca de 500 pessoas que buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Para o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili, a retomada na criação de empregos e no aquecimento da economia também são frutos de uma nova mentalidade administrativa implantada pela prefeitura desde o início do ano. “Fizemos uma parceria com a CDL ampliando a fiscalização no comércio local para proteger os interesses de quem investe, emprega e paga impostos em Pederneiras. Temos parcerias importantes com o SENAI, SEBRAE e Sindicato Rural com palestras, cursos e workshops de qualificação profissional, além das centenas de vagas que oferecemos em cursos de geração de emprego e renda na Secretaria Social. Tudo isso para que o cidadão tenha novas oportunidades de trabalho”, justificou.

Time de Emprego

Para quem está em busca de um novo emprego ou está à procura do primeiro emprego, a Prefeitura de Pederneiras está oferecendo o Programa Time de Emprego em parceria com o Governo Estadual. O programa pretende capacitar o cidadão para recolocação profissional ou para aumentar as oportunidades de primeiro emprego para quem está fora do mercado de trabalho. Serão 12 encontros, onde serão trabalhados temas como confecção correta de currículo, como se portar em entrevistas de emprego, planejamento financeiro, como trabalhar por conta própria, entre outros.

As inscrições para participar do Time de Emprego começam nesta segunda-feira, 16, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social na Avenida Paulista, S-307, centro, antigo SESI, das 8h às 17h. O interessado deve estar desempregado e ter mais de 16 anos.

Reportagem publicada na edição nº 108 do Jornal A Tribuna de Pederneiras, em 14 de outubro de 2017.