11 OUT 2017
Prefeitura de Pederneiras desenvolve campanha “Quando a gente ama é claro que a gente cuida”

Campanha tem objetivo de conscientizar a população sobre os direitos, cuidados e deveres com os animais

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente iniciou a campanha “Quando a gente ama é claro que a gente cuida”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos e deveres com os animais domésticos.

A ideia da campanha surgiu em alusão ao Dia dos Animais ou Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais, comemorado no dia 4 de outubro no Brasil. O principal objetivo da campanha é promover a melhoria da vida animal através de palestras, orientações veterinárias e distribuição de folhetos informativos nas escolas municipais. Os colaboradores da secretaria de Meio Ambiente realizaram palestras em cinco escolas municipais com o intuito de demonstrar o que significa a “guarda responsável de animais”, que nada mais é do que regras que devem nortear o tratamento dos animais com a finalidade de garantir o bem-estar deles.

O trabalho realizado pelo Meio Ambiente visou também o incentivo ao respeito pelos animais domésticos, principalmente os cães e gatos, que estão inseridos em muitas casas de Pederneiras e tem sofrido abandono e maus tratos no município. Essas práticas são crimes e causam grandes prejuízos para a população da cidade, uma vez que os animais se reproduzem e geram superpopulação de cães e gatos e podem causar a disseminação de zoonoses para a população.

“Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação, porém, a partir do momento em que essa escolha é feita, a pessoa que se propõe a ser o guardião do animal deve assumir a responsabilidade de zelar por sua qualidade de vida, disponibilizando os elementos necessários para que eles tenham uma existência digna e saudável”, reforça o prefeito Vicente Minguili.

Pederneiras tem sofrido muito com casos de abandono de animais. “As pessoas abandonam os cães e gatos porque estão grandes, porque tiveram filhotes, não tem condição de cuidar ou outros motivos. É importante que todos entendam que os animais veem os donos como a família e quando os donos abandonam, eles estão matando os animais aos poucos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas. Qualquer pessoa que for testemunha de abandono ou maus tratos de animais domésticos ou exóticos, pode ir à delegacia mais próxima ou à secretaria municipal de Meio Ambiente.

Por isso, ao presenciar qualquer situação que possa colocar um animal em risco, tire foto, grave um vídeo, tenha provas concretas do acorrido e denuncie. Vale lembrar que se for constatado maus tratos, o animal será recolhido e o responsável indiciado na Lei 9605/98 por maus tratos a animais, que prevê prisão de 3 meses a 1 ano e pagamento de multa. A denúncia de maus tratos ou abandono de animais também pode ser feita de forma anônima.

Adoção Responsável

A secretaria municipal de Meio Ambiente, por meio do site da Prefeitura de Pederneiras, iniciou a campanha de adoção responsável no município. Os interessados em adotar algum animal devem procurar a secretaria localizada na Rua Professor Antônio Volponi, N-11, Vila Schiavon, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, portando o RG, CPF e comprovante de residência. A adoção é totalmente gratuita, mas vale lembrar que a partir do momento em que o animal for adotado, o dono passa a ter responsabilidade total pelo bichinho. Por isso se planeje e não se precipite ao adotar um animal. Pense em todas as possibilidades e só adote em casos de extrema convicção que cuidará muito bem do bichinho. Como forma de proteção, a Prefeitura realizará visitas periódicas para observar a saúde e o tratamento do animal adotado.

Para mais Informações (14) 3283-1299.

Veja mais animais disponíveis para adoção AQUI.

11/10/2017
Campanha "Quando a gente ama é claro que a gente cuida"