22 SET 2017
Semana do Idoso tem evento de abertura na Praça da Matriz

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social por meio do CREAS de Pederneiras realizam na próxima segunda, dia 25, uma ação com o objetivo de valorizar a pessoa idosa, das 9h às 11h na Praça da Matriz e conta com parceria do CRAS, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal do Idoso, Previdência Social, Lar São Vicente de Paulo e Centro de Convivência da Melhor Idade. O evento dá início à Semana do Idoso, realizada pela Assistência Vicentina de Pederneiras, que acontece de 25 de setembro a 1º de outubro, onde serão desenvolvidas várias ações com o mesmo objetivo.

Na segunda, 25 de setembro, os idosos do grupo do CRAS, do Lar São Vicente de Paulo e do Centro de Convivência da Melhor Idade e os demais presentes poderão contar com várias atividades, como exame de pressão arterial, orientação sobre a saúde da pessoa idosa, sobre direitos previdenciários, sobre denúncias de violência, exercícios físicos como alongamento e relaxamento e de uma dança circular coordenada pela psicóloga do CREAS, Eide Tierno. Haverá também uma passeata em volta da Praça que encerrará o evento.

Na terça, dia 26, os idosos da Assistência Vicentina farão um passeio de chalana na Marina, participarão de atividade lúdica e de um almoço especial.

Na quarta dia 27, o CREAS, o Conselho do Idoso e a Secretaria Municipal de Esportes realizarão uma gincana intergeracional dentro do Lar São Vicente de Paulo com os usuários dos grupos do CREAS em interação com os participantes do Centro de Convivência e dos moradores do Lar.

No dia 28, quinta-feira, os idosos da Assistência Vicentina terão um almoço sertanejo; na sexta, dia 29, a Ajinomoto realizará atividades com eles; e no sábado, 30, a Igreja Adventista fará visita e apresentação musical no Lar São Vicente de Paula.

“Todo dia, pessoas com mais de 60 anos sofrem por sua idade. Violência física, violência psicológica, violência patrimonial, negligência. Só no Disque 100, serviço do governo federal, foram 62.563 denúncias de violência contra o idoso em 2015. Um crescimento de 15,8%, se comparado às 54.029 de 2014. Qualquer pessoa pode denunciar discando 100 ou entrando em contato com o CREAS no pelo telefone (14) 3283-3536. Finalizo convidando toda a população para participar do evento de abertura na segunda que é uma forma de valorizar os idosos com quem convivemos”, explica Maria Cristina Belmonte Gabriel, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Abertura da Semana do Idoso

Data: 25 de setembro

Hora: a partir das 9h

Local: Praça da Matriz

Atividades: exame de pressão arterial; orientação sobre a saúde da pessoa idosa, sobre direitos previdenciários, sobre denúncias de violência; exercícios físicos como alongamento e relaxamento; dança circular.

Evento gratuito e para todas as idades.