14 AGO 2017
Secretaria de Meio Ambiente orienta população sobre acidentes causados em coletores de lixo

A rotina de trabalho dos coletores de lixo, inclusive os recicláveis, inclui percorrer todos os dias aproximadamente 10 km para garantir a limpeza das ruas de Pederneiras. Mas, além do desgaste físico, os coletores também enfrentam situações de riscos, que vão desde mordidas de cães a cortes em mãos ou pés, ocasionados pelo empacotamento irregular de cacos de vidro, latas com tampas abertas, materiais cortantes e perfurantes, como espetos de bambu descartados em sacolas plásticas.

“Fazemos um pedido à população para que também colabore com o trabalho dos coletores, embalando corretamente os cacos de vidro dentro de uma caixa de leite, garrafa pet, garrafas descartáveis ou até mesmo embrulhando em jornal, já que somente colocando em sacola plástica expõe os coletores a riscos que, muitas vezes, causa ferimentos, pois eles não sabem que lá contem cacos ou objetos cortantes”, explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas.

Outro problema que os coletores enfrentam é com espetinhos de bambu e até agulhas, que também devem ser colocados dentro de uma garrafa descartável para evitar acidentes. O ideal é que os coletores sejam orientados escrevendo nas embalagens frases como “cuidado contem vidros”, “cuidado, contém material cortante/perfurante”.

Outro fator prejudicial à saúde dos coletores é a presença de tambores com peso acima do recomendado. Os tambores são muito utilizados para descarte de lixo no comércio e indústria. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o ideal é que os tambores sejam cortados ao meio e adaptados com alças nas laterais para facilitar e diminuir o peso do transporte e, desta forma, evitar machucar a coluna, os braços e as pernas dos coletores. “Dependendo da gravidade do acidente, os coletores quando sofrem ferimentos necessitam ficar afastados do trabalho, o que prejudica o serviço de coleta de lixo”, alerta Lucas.

A população tem um papel fundamental e pode ajudar os coletores de lixo atuando diretamente na prevenção de acidentes. Se cada cidadão colaborar com as medidas de prevenção, o coletor de lixo terá ainda mais condições de saúde e segurança no trabalho. “Contamos com a ajuda de todos os cidadãos para melhorar ainda mais as condições de saúde e segurança dos coletores de lixo. Quanto mais pessoas descartarem corretamente os objetos que podem ser prejudiciais aos colaboradores, melhor será a coleta de lixo da cidade”, finalizou, o Secretário de Meio Ambiente, Lucas.

Vale destacar que a Prefeitura de Pederneiras, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, fornece para todos os coletores de lixo os equipamentos de proteção, EPI's, que são a botina e as luvas de segurança, a capa de chuva e os uniformes refletivos, além do protetor solar, que mesmo não sendo obrigatório é fornecido aos colaboradores gratuitamente. Além disso, os coletores participam anualmente de palestras de reciclagem sobre as normas e técnicas relacionadas à segurança do trabalho.