14 AGO 2017
Prefeitura de Pederneiras inicia implantação do Serviço de Inspeção Municipal de alimentos

A Prefeitura Municipal de Pederneiras inciou a implantação do Serviço de Inspeção Municipal. O SIM, como é chamado, é um serviço de inspeção e fiscalização sanitária para padronizar os processos de produção e beneficiamento de produtos alimentícios de origem vegetal e animal.

Segundo Tadeu Berbel, do setor de Desenvolvimento Agropecuário da prefeitura, o SIM é uma espécie de Selo de Qualidade municipal. “O SIM vai garantir que os alimentos produzidos na cidade estejam dentro de padrões previstos pelo Ministério da Agricultura. São padrões de qualidade nacional que garantem que os alimentos de origem animal ou vegetal produzidos em Pederneiras cheguem ao consumidor com qualidade e saudáveis”.

A implantação do SIM deve ocorrer apenas no final de setembro. Todos os produtores ou beneficiadores de alimentos de origem animal ou vegetal deverão se adequar às normas para solicitar o SIM. “O SIM é um grande passo no sentido de garantir alimentos mais saudáveis e seguros para o consumidor. Além disso, o produtor que se adequar e tiver o selo SIM poderá vender os seus produtos, por exemplo, para grandes redes de supermercado ou em qualquer local do país, pois o SIM municipal estará em consonância com padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura”, diz Tadeu Berbel.

O Serviço de Inspeção Municipal – SIM foi criado em 2014 através da Lei Municipal Nº 3.133, mas não saiu do papel. Agora, a atual administração busca colocar em prática a lei para beneficiar os produtores que vivem do comércio, facilitar a venda de produtos municipais para outros estados e ainda garantir qualidade na mesa do consumidor. “O primeiro passo que estamos dando para implantar o SIM é a criação do Conselho Municipal de Inspeção, com participação de membros representantes da sociedade, de produtores, entidades etc. Iremos, através do conselho, discutir normais, padrões e maneiras para implantar o SIM sem prejudicar o produtor local”, afirma Berbel.

Após implantado o SIM, caberá à Prefeitura de Pederneiras, por meio de uma parceria entre as secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, autorizar o SIM e fiscalizar os produtores. Além disso, será criado um sistema único de informações que orientará os trabalhos de fiscalização e liberação do SIM no município. “Também buscaremos parcerias com entidades na cidade para orientar os produtores quanto à necessidade de se adequar ao SIM e, mais do que isso, vamos orientá-los passo a passo para que eles consigam atender as exigências para conseguir o SIM e vender seus produtos com a qualidade exigida”, conclui Berbel.