10 AGO 2017
Biblioteca Municipal “Paula Rached” recebe escritor Ferréz

BIBLIOTECA MUNICIPAL “PAULA RACHED” RECEBE ESCRITOR FERRÉZ

“Eu busquei algum tipo de literatura que me resgatou, que me trouxe senso crítico, que me trouxe boas escolhas em vez de fazer ruins. Eu fui salvo pela literatura”, Ferréz

A noite de ontem, 9, foi de muita cultura para Pederneiras. A Biblioteca Municipal “Paula Rached” recebeu o escritor Ferréz, em evento que faz parte do Programa Viagem Literária.

Além de falar de seus livros de Literatura Marginal, Ferréz contou um pouco de sua história de vida, leu alguns de seus contos e explicou sobre a importância da leitura, da cultura e da informação na atualidade.

Adriana Menezes, bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal, avaliou o encontro como excelente. “O bate-papo foi libertador! Ele é muito profissional e usou uma linguagem que conciliou muito bem com o público presente. Se utilizou da literatura disponível no nosso acervo para incentivar a leitura, tanto que após o bate-papo o número de empréstimos foi muito significativo e os interessados em se cadastrar foi grande”.

Nascido e criado no Capão Redondo, bairro da periferia de São Paulo, o autor Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade. Seu primeiro livro foi “Fortaleza da Desilusão”, em 1997. Sua carreira literária, no entanto, somente se firmou após sua segunda publicação, com o livro “Capão Pecado”, em 2000.  O autor é também rapper, romancista, contista, poeta e empreendedor.

“Ferréz mostrou que mesmo vivendo em periferias e em ambientes muitas vezes hostis, há possibilidade de se fazer escolhas que te levam ao conhecimento, ao crescimento pessoal. Os depoimentos do escritor nos fez refletir sobre a força de vontade necessária para atingir nossos objetivos e também o quão importante é estarmos prontos para agarrar com firmeza e persuasão as boas oportunidades que a vida nos oferece” conta Daniela Martelini, funcionária da biblioteca municipal, que agradece o incentivo e o exemplo de vida que o escritor deu aos presentes.

10ª edição do Viagem Literária

O evento fez parte da 10ª edição do Viagem Literária, programa lançado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que circula por dezenas de cidades do interior e do litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papos em bibliotecas municipais. Em setembro, a Biblioteca terá o último módulo do programa, uma Oficina de Escrita Criativa.

60 anos da Biblioteca

Em 2017, a Biblioteca completa 60 anos e planeja outros eventos para essa comemoração. “A partir de hoje, 10, Tony de Souza expõe aqui na Biblioteca sua arte em Aerografia mista e na próxima quarta, dia 16, às 19h30 teremos a palestra ‘Lidando com o Preconceito’ ministrada pela Aline Veroneze. Todos estão convidados. E em breve, mais novidades” convida Adriana.

Veja todas as fotos no Flickr clicando AQUI

Informações:

Biblioteca Pública Municipal “Paula Rached”

Rua Santos Dumont, O-40, Centro. Telefone (14) 3252-3100