20 JUN 2017
Prefeitura de Pederneiras coloca em pauta a violência contra o idoso

Com o objetivo de incentivar o debate sobre a violência contra o idoso, suas diversas causas, formas e impactos, focando em experiências, ações e políticas voltadas à proteção dos idosos e à prevenção da violência contra eles, a Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, promoveu na tarde de ontem o 1º Colóquio sobre o assunto.

O bate-papo foi realizado no auditório da Faculdade FGP e contou com a participação do prefeito Vicente Minguili, dos vereadores Joãozinho da Farmácia, Regina Barrach, Chapéu e Ezequiel Lima, do fundador do Instituto Bruno Cury, Dr. Rubens Cury, da professora do curso de Serviço Social da ITE, Maria Dvanil D´Ávila Calobrizi, além de representantes de entidades, clubes de serviços, organizações não governamentais, funcionários públicos e sociedade civil.

“O bate papo é importante para conscientizar a população do encaminhamento correto das denúncias de violência e preparar de forma digna e correta as novas gerações para garantir que todos tenham um envelhecimento e uma vida digna também durante a melhor idade”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Belmonte Gabriel.

Triste realidade – As estatísticas mostram uma triste realidade. De acordo com o IBGE, hoje temos 25 milhões de pessoas idosas no Brasil. No mundo, um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso, segundo a Organização Mundial da Saúde. E não é somente a violência física, mas também a psicológica, emocional, social, financeira, entre outros tipos. Mais alarmante ainda é saber que 80% dos casos acontece dentro de casa.

Em Pederneiras, de janeiro a maio deste ano, o Creas registrou 15 casos de denúncias desses tipos. Para o prefeito Vicente Minguili, o trabalho de conscientização é fundamental, principalmente começando pelas crianças. “Por isso, aproveitei a oportunidade e solicitei que a secretaria de Educação faça um trabalho junto com o Social para conscientização e aprendizagem das nossas crianças, criando algo lúdico como o dia do Avô, por exemplo, e desta forma ensinando a importância de respeitarmos e cuidarmos daqueles que, um dia, já cuidaram de nós”, finalizou Vicente.

Para ver as fotos em alta resolução clique aqui.

20/06/2017
Colóquio contra a violência contra o idoso - junho 2017