14 JUN 2017
Prefeitura de Pederneiras recupera mais de 100 km de estradas rurais no primeiro semestre deste ano
Foto Noticia Principal Grande
PREFEITO VICENTE MINGUILI VISITA INÍCIO DAS OBRAS DA PONTE DO BAIANO NA ÁREA RURAL DE PEDERNEIRAS

Por meio de um plano de trabalho bem estruturado, o Setor de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de Pederneiras está realizando um trabalho eficaz na recuperação de estradas e pontes na área rural. Até o momento, foram recuperados 110 quilômetros de estradas rurais e várias pontes que estavam parcial ou totalmente impedidas também estão sendo recuperadas.

“É um trabalho que demanda tempo, paciência e muito recurso. O município de Pederneiras tem uma área rural muito grande, com centenas de quilômetros de estradas que a prefeitura precisa dar manutenção. Nessa época de chuva, as estradas pioram rapidamente. Mas com trabalho sério e parcerias importantes estamos avançando também na área rural”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

No início do mês, o prefeito esteve acompanhando o início das obras da ponte do Baiano, no distrito de Guaianás. Esta ponte foi totalmente destruída pela forte chuva de janeiro de 2016. Desde então, os moradores dos Assentamentos Gleba I e Gleba II e do distrito de Guaianás perderam um importante acesso rural. “Estamos reconstruindo a ponte do zero, a partir da antiga cabeceira da ferrovia. É uma ponte feita totalmente de madeira com parceria privada”, explica o secretário adjunto de desenvolvimento agropecuário, Tadeu Berbel. O custo da obra, segundo Berbel, é de aproximadamente R$ 5 mil e terá ajuda de mão de obra da Agrícola Stabile, por meio de um convênio firmado entre Prefeitura e ASCANA no início do ano.

De acordo com o vice-prefeito Márcio Urrea, que também gerencia esta pasta, outras pontes rurais também estão passando por obras. Foram iniciadas as obras na passagem da ponte da Pedreira de Itatinguy e instalação de tubos que dão acesso à Agrícola Figueira. Na próxima semana começam as obras de reparo na ponte do BTC. “Além disso, temos outros pontos em processo de manutenção por todo o município. Também firmamos um convênio com o Estado para a substituição da ponte de madeira do Córrego dos Veados, em Santelmo, divisa entre Pederneiras e Arealva, por uma nova ponte de estrutura metálica”, explica Urrea.

Para o prefeito Vicente Minguili, as obras na área rural ampliam a segurança no tráfego de pessoas e facilitam o escoamento da produção agrícola. “A área rural é uma peça chave no desenvolvimento de Pederneiras. Manter as estradas rurais em dia, facilita o escoamento da nossa produção agrícola e gera divisas para o município. Também queremos garantir a segurança no tráfego dos moradores e dos alunos que moram na área rural”, conclui o chefe do executivo.