26 MAI 2017
Prefeitura de Pederneiras realiza limpeza de bueiros e galerias pluviais da cidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras está realizando, desde o início da semana, a limpeza dos bueiros da cidade. A intenção da prefeitura é realizar a limpeza em todos os bairros, incluindo os distritos.

Até agora, foram efetuadas a limpeza de aproximadamente 60 bueiros nos bairros Cidade Nova, Maria Elena, Residencial Freitas e imediações, além de bueiros localizados nas proximidades do Recinto de Exposições “José Augusto de Carvalho Neto”.

“Realizamos um levantamento de todos os bueiros da cidade e iniciamos a limpeza pelos bairros que estavam com as galerias pluviais em estado mais crítico. A limpeza dos bueiros garante que a água da chuva escorra adequadamente evitando o transbordo das galerias e casos de enchentes”, diz o prefeito de Pederneiras Vicente Minguili.

O secretário adjunto de Meio ambiente, Paulo Sergio Lucas, explica que a limpeza efetuada pelo município é importante, mas a população precisa colaborar para manter a cidade limpa. “Encontramos todo tipo de material nos bueiros e nas galerias pluviais, desde material de limpeza, até sacos fechados de lixo, muita garrafa pet e outros materiais que a população acaba descartando de maneira inadequada”, explica.

Vale destacar que todo o lixo jogado na rua inadequadamente acaba sendo carregado pela enxurrada, tampando bueiros, poluindo rios e causando enchentes que prejudicam a população. “Jogar lixo na rua é crime ambiental previsto na lei além de ser uma falta de educação com o município, com o seu bairro e com os seus vizinhos”, reitera Lucas.

O trabalho continua

Hoje, 26, a limpeza segue no bairro Maria Luiza, um dos bairros mais críticos da cidade, onde sete dos seis bueiros do bairro estavam entupidos. Os próximos bairros que recebem o trabalho de limpeza de bueiros são o Michel Neme e Vila Paulista, o último também em estado crítico.

Além da limpeza das galerias de água da cidade, a Prefeitura vem realizando poda e corte de árvores nas praças. A expectativa é que todas as praças recebam a poda e corte de árvores já nos próximos dias.