07 ABR 2016
Pederneiras avança com o maior programa de castração animal do município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras está avançando com o Programa de Castração Animal no município de Pederneiras. Até agora, desde julho de 2015, já foram realizadas 500 castrações de cães e gatos em todo o município.

“Hoje, temos uma grande quantidade de animais em nosso município. Muitos deles estão nas ruas, abandonados, e são possíveis portadores e transmissores de doenças e parasitas para outros animais e também para as pessoas. Por isso, cuidar dos animais e evitar que eles procriem sem controle é também questão de saúde pública”, explica o prefeito Daniel Camargo.

O chefe do executivo municipal autorizou, no último mês, a ampliação do Programa de Castração em todo o município para atender a demanda de pedidos por castração animal. Somente em março, por exemplo, foram 80 animais castrados. A expectativa é que a partir de agora cerca de 70 animais passem pelo procedimento cirúrgico todos os meses.

Para avançar no Programa de Castração, a Prefeitura realizou um processo licitatório e contratou uma clínica veterinária credenciada para realizar os procedimentos nos animais. O valor do investimento chega a R$ 40 mil.

Vale destacar que apenas pessoas comprovadamente de baixa renda podem se utilizar deste benefício. Quem tiver interesse em castrar seu animal de estimação deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para as orientações. Outro dado importante é que os animais de rua, aqueles sem donos e abandonados, também podem ser castrados. Basta que qualquer cidadão entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para que o procedimento seja agendado.

Abrigo de Animais e Atendimento Veterinário

Desde dezembro passado, a Prefeitura de Pederneiras passou a oferecer o Serviço de Atendimento Veterinário gratuito destinado a atender animais de rua, abandonados ou pertencentes à população carente.

O serviço público veterinário abrange consultas, vacinação e procedimentos de castração e eutanásia. Vale ressaltar que os custos com remédios ou medicamentos veterinários não são custeados pelo município, apenas as intervenções e atendimentos. Hoje, a prefeitura conta com uma médica veterinária que atende no Abrigo de Animais (Canil Municipal).

“Estamos no caminho certo. Trabalhando também para melhorar a saúde dos nossos animais, para que possamos conviver em contato com eles sem riscos para a saúde”, finaliza Daniel Camargo.

Atualmente, estima-se que a população de cães e gatos da cidade de Pederneiras seja superior a 18 mil.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024