20 MAI 2016
Prefeitura inicia processo licitatório para reconstrução do CEO e início da farmácia popular

O Centro de Especialidades Odontológicas foi destruído na enchente que assolou Pederneiras no início deste ano

A Prefeitura Municipal de Pederneiras está dando início ao processo licitatório para reconstrução total do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e a instalação da Farmácia Popular.

O investimento previsto é de R$ 430 mil dos recursos próprios do município e o as obras devem ser finalizadas em 4 meses após o início, previsto para a segunda quinzena de junho. “Esperamos recursos do Estado e da União, mas até agora não recebemos um centavo. Estamos trabalhando, reconstruindo o que podemos com recursos próprios, tirando daqui, apertando ali, para poder economizar o máximo e continuar os investimentos na recuperação e melhorias no município”, explica o prefeito Daniel Pereira de Camargo.

CEO

O CEO realiza milhares de atendimentos de alta complexidade anualmente desde 2005, quando foi inaugurado. A partir de 2011, passou a oferecer implantes e aparelhos ortodônticos e virou referência regional em atendimento bucal, levando Pederneiras a receber, em 2015, a 1ª Colocação no Prêmio Brasil Sorridente pelas ações bucais desenvolvidas no município.

No início deste ano, infelizmente, a enchente do dia 12 de janeiro avassalou o prédio do CEO, destruindo equipamentos caríssimos e danificando móveis e parte da infra-estrutura. Os prédios do Serviço Social e de uma creche municipal, devido aos investimentos serem menores, já foram recuperados. A Cozinha Piloto foi realocada para outro prédio enquanto aguarda recursos.

Reconstrução

“A partir de agora, damos início ao sonho de reconstruir o CEO e devolver à população de Pederneiras um dos mais amplos e modernos centros de atendimento odontológico da região. Assim que finalizarmos o processo de licitação, previsto para o dia 30 de maio, iremos lançar ordem de serviço para iniciar imediatamente as obras”, afirma Camargo.

Além da reconstrução, está previsto a ampliação para nove consultórios odontológicos. “Paralelo à reforma do prédio, estamos pleiteando a mudança do CEO para o tipo 3, o que vai garantir atendimento de pacientes com necessidades especiais e aumentará o número de atendimentos nas especialidades que o CEO oferece”, diz a secretária municipal de Saúde, Adriana Leandrin da Silva.

Vale destacar que a licitação para contratar a empresa que deverá realizar as obras no CEO ocorrerá no dia 30 de maio e, a partir daí, respeitados os prazos legais, a obra deve ser iniciada imediatamente com investimento de R$ 430 mil de recursos do município e duração de 4 meses.

Farmácia Popular

Junto à reconstrução e ampliação do CEO será feita a instalação da Farmácia Popular de Pederneiras, em sala anexa ao CEO, que era utilizada para atendimentos de fisioterapia (já devidamente realocados para outro setor). Alí, na Farmácia Popular, a população terá um local específico para pegar os remédios oferecidos pela Rede Pública de Saúde com atendimento qualificado. A iniciativa é inédita na cidade e visa facilitar a entrega de remédios aos munícipes. “A instalação da Farmácia Popular tem o objetivo de qualificar o atendimento. Assim, toda a entrega de medicamentos que hoje ocorre no Centro de Saúde do centro (Postão), será realizada na Farmácia Popular, que tem ainda a proposta de abrir às 7h e realizar atendimento até às 21h”, explica Leandrin.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024